São Paulo – Importadores, distribuidores e varejistas árabes interessados em negociar com fornecedores brasileiros de produtos plásticos transformados podem se inscrever para rodadas de negócios virtuais até 16 de setembro. Os encontros vão ocorrer entre 20 de setembro e 07 de outubro, com 15 empresas brasileiras oferecendo seus produtos.
Quem realiza as rodadas de negócios é o Think Plastic Brazil, projeto de promoção internacional levado adiante pelo Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com a parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Segundo informações do Think Plastic Brazil, os negócios estarão focados em construção civil e utilidades domésticas e englobarão produtos como acessórios para banheiros, artigos de escritório, artigos para limpeza, brinquedos, cadeiras, chuveiros, tubulações e torneiras, talheres.
Também estão na lista produtos como escadas domésticas e industriais, válvulas, discos de vedação, selantes, sacos plásticos, armários para banheiros, estojos, espátula plástica, fitas adesivas para embalagens, rolo para pintura, pisos, pinceis, cabos, entre outros.
As rodadas de negócios fazem parte de uma iniciativa que o Think Plastic Brazil começou a desenvolver com a Câmara Árabe no ano passado. Diante da pandemia de covid-19, o programa adotou uma estratégia de internacionalização baseada no digital e empresas do segmento tiveram no final de 2020 rodadas de negócios virtuais com importadores árabes. Elas ocorreram em substituição à participação naquele ano na Big 5 Show, feira do setor de construção que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O gestor de Estratégia e Planejamento de Projetos do Think Plastic Brazil, Carlos Moreira, conta que a ideia inicial era que a ação fosse híbrida. Além dos encontros virtuais de 2020, haveria uma parte presencial, com a participação em uma feira no mundo árabe em 2021. No entanto, diante da impossibilidade de viagens da maioria das empresas ainda, em função da covid-19, a decisão foi realizar o projeto comprador pela internet novamente neste ano.
O Think Plastic está otimista com as perspectivas a partir das ações virtuais voltadas aos árabes. “Já tem empresa nossa que está exportando para os Emirados como consequência dessa ação”, afirma Moreira, sobre a atividade remota realizada ano passado. Nas rodadas, as empresas brasileiras são colocadas para negociar com os importadores de acordo com o perfil de produtos e as demandas dos compradores.
Além das rodadas de negócios, fará parte da iniciativa a realização de um seminário internacional para as empresas do Think Plastic. O tema será o mercado de produtos plásticos transformados no Conselho de Cooperação do Golfo e Norte da África. Esse seminário vai ocorrer também de forma remota.
O Think Plastic Brazil apoia atualmente 180 empresas brasileiras e o grupo vem conseguindo bons resultados no mercado internacional apesar das condições de mercado adversas impostas pela pandemia de covid-19. De janeiro a maio deste ano, as exportações dessas companhias somaram US$ 136,5 milhões, com crescimento de 20% sobre o mesmo período do ano passado. Foram embarcadas 54,9 mil toneladas em produtos.
Boa parte do crescimento obtido é resultado de uma estratégia rápida de adaptação ao formato digital de negócios no começo do ano passado, assim que a covid-19 deu sinais no Brasil. O plano incluiu a criação de 23 projetos para serem executados de forma online no período, entre eles webinars de formação para empresas brasileiras, encontros virtuais com importadores para apresentar inovações e rodadas de negócios.
Serviço:
Rodadas de Negócios
Produtos Plásticos – Importadores do Golfo e Norte da África
De 20 de setembro a 07 de outubro de 2021
Inscrições até 16 de setembro de 2021
Inscrições para árabes: member@ccab.org.br