São Paulo – A empresa brasileira Plastifluor, uma das maiores fabricantes de fita veda-rosca do país, vai participar pela primeira vez da feira Big 5 Show, do setor de construção, que será realizada de 22 a 26 em Dubai, nos Emirados Árabes. Antes de viajar, o diretor da companhia, Marcelo Santucci, quis participar do workshop “Conheça o Mercado Árabe”, promovido nesta quinta-feira (05) em São Paulo, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
“Depois que ouvi as apresentações, vi que existe uma sinergia muito forte entre os brasileiros e árabes e que eles prezam por produtos de qualidade. Fiquei muito animado”, afirmou Santucci, que ainda não exporta para o mercado árabe. Segundo ele, o convite para participar da feira foi feito pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Siamfesp).
Para a Big 5 Show, o diretor vai levar a fita veda-rosca, usada para vedar tubulações de líquido e gases (fita veda-rosca), tubos flexíveis de Teflon, mangueiras industriais e graxas lubrificantes atóxicas, indicadas para lubrificação de máquinas e equipamentos. De acordo com o Santucci, a empresa, que foi fundada em 2005 em Guarulhos, em São Paulo, produz cerca de 20 milhões de rolos de fita veda-rosca por ano.
"Temos capacidade ociosa e estamos investindo muito em capacidade de produção", disse o diretor, que acredita que pode fornecer ao mercado árabe um produto de qualidade com preço competitivo. Com 40 funcionários, a Plastifluor já exporta para América do Sul e está começando agora a buscar novos mercados no exterior.
Outra empresa presente no workshop da Câmara Árabe foi a Serlac Trading, especializada em produtos lácteos. O trader Luiz Mizutani afirmou que os países árabes estão entre os principais destinos das exportações da empresa. "Vim para saber das novidades e ver que informações posso agregar", afirmou Mizutani. Segundo ele, os países árabes que mais importam leite em pó, leite condensado e evaporado da Serlac são Argélia, Tunísia, Mauritânia, Marrocos e Sudão.
Nesta edição do workshop, participaram diversas tradings, pequenas e médias empresas de diversos setores, como alimentos, vestuário, material de construção, commodities e de marketing. A empresária Fernanda Pasquale, da Markets Abroad, que presta assessoria de marketing para empresas nacionais e internacionais, montou um site recentemente e os principais visitantes do exterior são de países árabes. "São empresas que querem auxílio para captar recursos no Brasil, assistência em feiras, tradução", disse Fernanda. Segundo ela, o objetivo da empresa é justamente fazer a ponte entre empresários nacionais e internacionais.
Entre os tópicos abordados no workshop pelo gerente de Desenvolvimento de Mercados da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, e pela coordenadora de Comércio Exterior da Câmara Árabe, Francisca Barros, estiveram a capacitação profissional das empresas para exportar e o conhecimento da cultura e do mercado dos países árabes. Segundo Solano, o marketing do produto brasileiro no mundo árabe é fundamental. "O Brasil virou uma das estrelas do mundo e precisamos aproveitar esse ambiente para mostrar que o país tem uma diversidade de produtos", disse.
Por outro lado, Francisca alertou aos empresários da importância de registrar a marca da empresa no país árabe antes de começar a exportar. "Ultimamente, muitas empresas têm tido problemas com isso", disse.