São Paulo – A Plataforma Ellos, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, passa a publicar as notícias da Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) a partir desta segunda-feira (1), trazendo conteúdo para os seus usuários. A plataforma foi criada pela Câmara Árabe para digitalizar o comércio do Brasil com os países árabes e comporta um módulo chamado Easy Trade, no qual a emissão de certificado de origem e a certificação de documentos para a exportação são feitas de forma eletrônica.
Com as notícias, a ideia é que a página inicial da plataforma deixe de ser apenas um caminho para acesso ao Easy Trade, ganhando novo rosto e mais interatividade. “Vamos usar a tela inicial da Plataforma Ellos para mostrar ao usuário informações que podem facilitar a vida dele, informações atualizadas sobre o Brasil e o mundo árabe no âmbito econômico, social e cultural, relacionadas diretamente à balança comercial entre os países”, afirma a Product Owner do Departamento de Tecnologia e Inovação da Câmara Árabe, Helena Leite. “Vimos como uma oportunidade já que a plataforma tem tráfego de exportadores”, afirma.
A ANBA é uma agência de notícias que cobre a relação do Brasil com o mundo árabe, desde assuntos da diplomacia entre os países, ações comerciais de uma região em direção à outra, fatos do comércio internacional, histórias de empresas brasileiras e árabes, até conexão cultural e imigratória entre as nações. Uma das importantes vertentes da ANBA é publicar notícias que possam ser geradoras de negócios, apresentando oportunidades justamente para importadores e exportadores.
Criada em 2003, a ANBA tem cerca de 50 mil pageviews mensais e publica conteúdo em português, inglês e árabe. A equipe de jornalismo viajou para coberturas em 19 países árabes e ganhou 11 prêmios de jornalismo. No ano de 2020, a ANBA lançou um podcast, o ANBA Cast, com o foco principal de levar insights de mercado, informações e debates úteis para os exportadores. Cerca de um terço dos acessos da ANBA vêm do exterior, onde o site tem acordos de compartilhamento de conteúdo com agências árabes.
A Plataforma Ellos, na qual as notícias da agência passarão a figurar, tem atualmente como sua principal ferramenta o Easy Trade, que está em uso na exportação do Brasil com a Jordânia. Esse módulo utiliza tecnologia blockchain para garantir segurança, rastreabilidade, transparência e escalabilidade. Por meio dele, o processo de exportação para esse país árabe pode ser feito de forma digital, encurtando prazos e custos e fazendo com que os documentos necessários já estejam disponíveis no destino quando a mercadoria chega no porto. Há negociações em andamento para que a digitalização possa ser implementada também no comércio do Brasil com o Egito e o Marrocos.
Assim como as notícias da ANBA, a plataforma também passará a estampar, a partir desta segunda-feira, espaços publicitários com informações sobre a Câmara Árabe, para que as empresas possam se informar das atividades promovidas pela instituição e participar. Também será disponibilizado o link do site da Câmara Árabe, no qual constam todos os tipos de serviços oferecidos pela entidade, e haverá um direcionamento para as funcionalidades e diferenciais da própria Plataforma Ellos.
Para acessar a plataforma, é preciso se logar por meio de um cadastro. A partir desta segunda-feira passam a poder se registrar não apenas empresas, por meio de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), mas também pessoas físicas. Já dentro da plataforma, caso o usuário queira fazer uma exportação para a Jordânia, poderá seguir os passos necessários para completar o processo. Se esse não for seu interesse, poderá acessar apenas os demais links e conteúdos, como as notícias da ANBA.
Acesse a Plataforma Ellos aqui.


