São Paulo – Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estiveram em Brasília na última quarta-feira (23) para conhecer os programas sociais brasileiros. O objetivo é analisar a possibilidade de parcerias entre o Brasil e países africanos para a melhoria de vida da população das duas regiões.
A comissão liderada pelo diretor regional do Pnud para a África, Tegegnework Gettu, foi recebida pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e pelo secretário-executivo do MDS, Rômulo Paes de Sousa, além de outros membros do governo federal.
“O Brasil tem grande contribuição a dar em áreas como transferência de renda e ações de combate à fome, como o fortalecimento da agricultura familiar. Mas também temos muito a aprender. A troca de experiências com países da África era uma agenda estratégica do governo Lula e permanece no governo da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou a ministra, de acordo com nota divulgada à imprensa.
O secretário-executivo do MDS fez a apresentação dos programas coordenados pelo ministério aos membros do Pnud. Segundo Sousa, "para que o MDS possa atender às demandas internacionais, é necessária a ampliação das parcerias".
Ainda de acordo com a nota, Tegegnework Gettu afirmou que o continente deseja ampliar as relações culturais, econômicas e políticas com o Brasil. Ele mencionou o Bolsa Família como um caso de sucesso internacional de renda condicionada, assim como os demais programas de proteção social e de combate à fome.