São Paulo – O Google selecionou libaneses para seu próximo programa para criadores de podcast, mídia que utiliza o áudio para abordar diversos temas em plataformas da internet. O treinamento durará 20 semanas e o projeto do Líbano se chama Her Stage, em inglês, (Palco Delas, em tradução livre para o português), e será veiculado na língua árabe. A PRX, empresa especializada em mídias de áudio, parceira do Google Podcasts, anunciou os seis projetos escolhidos, que inclui um podcast brasileiro, o 37 graus.
O programa Google Podcasts tem intensivo de criação, aceleração e de desenvolvimento. Além do treinamento oferecido pela equipe do PRX, em Boston, nos Estados Unidos, e do desenvolvimento de público-alvo e de habilidades de produção, os participantes do programa também recebem financiamento inicial para seus podcasts. Os produtores vão iniciar no final de julho suas semanas de treinamento com o PRX. Esta será a segunda turma de criadores do programa. Na foto acima, alunos da primeira turma se apresentam durante o treinamento.
O podcast libanês que está em desenvolvimento é de autoria da contadora de histórias Rhea Chedid e do jornalista Afeef Nessouli, ex-produtor do programa The Daily Show. Her Stage vai usar narrativa de documentário para apresentar um outro lado de Beirute, capital do país. A produção trará vozes femininas para tratar de temas progressistas como a celebração das diferenças e o ativismo das mulheres árabes.
Rhea Chedid já é produtora de um podcast local chamado Who Run the World, que entrevista mulheres líderes em suas áreas. “O mundo árabe é cheio de incríveis mulheres revolucionárias, e tem sido minha vida profissional criar espaço para que esse mundo seja visto”, afirmou Afeef Nessouli em sua conta na rede social Twitter, ao comemorar a seleção para o treinamento.
Já o projeto brasileiro vem de São Paulo e trata de ciências. O 37 Graus já tem a primeira temporada disponível e é apresentado por Sarah Azoubel Lima e Bia Guimarães. A nova fase do podcast está atualmente em desenvolvimento. Entre criadores de 100 países que se candidataram, os selecionados para a nova turma foram seis equipes independentes de produção de podcasts da Espanha, Líbano, Colômbia, Brasil, Índia e Nova York. Os programas serão desenvolvidos em espanhol, árabe, português e inglês.