São Paulo – O poeta sírio Adonis, pseudônimo de Ali Ahmad Said Esber, será homenageado pelo Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) nesta quarta-feira (17), às 20 horas, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Universidade de São Paulo estão entre os apoiadores do “Dîwân poesia de Adonis”.
O evento contará com a participação de poetas como Horácio Costa, Moacir Amâncio, Claudio Daniel, Marco Lucchesi, Lawrence Flores e Michel Sleiman, que farão a leitura de poemas traduzidos ao português. Também será exibido o filme “Caminho e atrás de mim caminham as estrelas”, de William Farnesi, que traz depoimentos do poeta árabe.
O poeta sírio, que tem 80 anos e atualmente mora em Paris, nasceu na pequena aldeia de Qasabin, na Síria. Em 1957, fundou, em Beirute, no Líbano, a revista Chi‘r (Poesia), que defendeu a renovação da poesia árabe. É autor de vasta obra poética e ensaística, traduzida para diversos idiomas. Também traduziu para o árabe obras da literatura universal, como a de Ovídio, Saint-John Perse e Yves Bonnefoy. No Brasil sua poesia está publicada em revistas de literatura e arte.
“Adonis é a mais importante figura poética do mundo árabe e representante máximo dos chamados ‘poetas tamuzeus’, que revolucionaram a poesia árabe milenar, reinserindo-a nas correntes universais do passado e da contemporaneidade, tanto no campo da literatura como no campo das artes e do pensamento crítico”, explica Michel Sleiman, poeta e presidente do Icarabe, em nota divulgada pelo instituto.
Adonis viria ao Brasil nesse mês para participar da VI Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), mas, devido a problemas de saúde, sua vinda foi adiada.
Serviço
Dîwân poesia de Adonis
Dia 17 de novembro, quarta-feira, às 20 horas
19 horas: projeção do filme “Caminho e atrás de mim caminham as estrelas”
Local: Hall da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – Avenida Paulista, 37
Telefone: +55 (11) 3285-6986

