Geovana Pagel
São Paulo – Encontrar novos parceiros no mercado externo é o desafio do pólo calçadista de Nova Serrana, em Minas Gerais. Com 824 empresas – sendo 70% micro e pequenas -, o pólo gera 18 mil empregos diretos. Hoje apenas 3% da produção diária de 330 mil pares é exportada. A meta é chegar a 10% até 2010.
Para auxiliar os fabricantes nessa empreitada, Nova Serrana está recebendo um projeto comprador, que é uma das ações desenvolvidas pelo Programa Brazilian Footwear (BF), coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Desde a última segunda-feira (16), importadores da Índia, África, Portugal e Venezuela participam de rodadas de negócios com os empresários mineiros.
A estimativa do Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova) é de que 70 empresas participem das negociações que encerram nesta quarta-feira (18). Paralelamente, os empresários de Nova Serrana também poderão comercializar seus produtos na Rodada de Negócios promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com representantes de redes de lojas nacionais.
"A expectativa é muito boa, uma vez que são clientes potenciais que foram selecionados pelos empresários e agentes brasileiros que conhecem bem o mercado externo. São todos representantes de grandes distribuidoras que já compram calçados brasileiros", explica o presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova), Júnior César Silva.
"A união dos dois projetos – Comprador e Rodada de Negócios do Sebrae – vai aumentar o volume de vendas das empresas e incentivar o contato com mercados externos, além de diversificar os clientes", explica. "É uma oportunidade única de acesso dos pequenos empresários aos maiores compradores", diz Silva.
Serão mais de 300 encontros entre pequenos empreendedores e grandes compradores. "Muitos pensam que a cidade tem pequenas fábricas de fundo de quintal e se surpreendem com a qualidade das empresas. Isso traz credibilidade ao pólo", destaca o presidente.
De acordo com Silva, entre as iniciativas do Sebrae para ampliar o mercado do pólo, estão a criação de uma nova coleção de calçados com design diferenciado e de uma feira do setor na cidade a partir do ano que vem. "O segundo semestre tradicionalmente é mais aquecido, mas queremos colher os frutos desse contato no começo do ano que vem", explica Júnior César Silva.
Segundo ele, a primeira edição da Nova Serrana – Feira e Moda, será realizada em abril de 2007. "A feira também servirá para a realização da segunda rodada de negócios do Projeto Comprador", antecipou.
Projeto comprador
O projeto comprador é uma das ações desenvolvidas pelo Programa Brazilian Footwear (BF), coordenado pela Abicalçados, com o apoio da Apex. O principal objetivo é promover a vinda de importadores de calçados de diferentes países nos quais os fabricantes brasileiros identifiquem um mercado potencial para seus produtos.
O apoio do Brazilian Footwear/Apex contempla os seguintes gastos: passagem dos compradores; hospedagem; traslados; e intérpretes necessários ao evento. As demais despesas devem ser pagas pelo promotor e outros parceiros do projeto.
Contatos
Abicalçados
Telefone: +55 (51) 359.7011
Site: www.abicalcados.com.br
Sindinova
Telefone: +55 (37) 3226-2625

