São Paulo – Vai ser inaugurado nesta sexta-feira (29), em Outro Preto, um centro de estudos voltados para o setor mineral e metalúrgico de Minas Gerais. O local se chamará Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero, ficará na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e vai promover, realizar e divulgar estudos na área de ciências da terra.
O objetivo, segundo informações divulgadas pelo governo do estado, é que o centro seja um núcleo de referência para o planejamento da atividade mineira de uso e ocupação do solo. A proposta é criar um ambiente adequado para domínio da inteligência do processo produtivo, geração de tecnologia, capacitação de pessoal, além de prestação de serviços técnicos, e definição de processos para preservação do meio ambiente.
O projeto é da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, junto com a Universidade de Ouro Preto. A Fundação de Amparo à Pesquisa e outras instituições privadas e públicas de pesquisa nacionais e internacionais são parceiras do projeto. Os profissionais que levarão o centro adiante são do Departamento de Geologia e do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Ufop.
O centro se insere no projeto Quadrilátero Ferrífero 2050, do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico do governo de Minas Gerais. É uma plataforma de programas e projetos científicos e tecnológicos para fortalecimento de estruturas de geração e difusão de conhecimentos na área. O pólo congrega pesquisadores, núcleos e redes de pesquisa e desenvolvimento, inovação e educação, com o objetivo de aumentar o desempenho dos setores mineral e metalúrgico.
O Quadrilátero Ferrífero é uma área no Brasil forte na mineração, que abrange 24 municípios. Representa uma das mais importantes regiões com minerais do mundo, segundo o governo de Minas, com maior histórico em produção de ouro, ferro e alumínio do Brasil. Em 2008, o Quadrilátero foi responsável por 13% da produção mundial e 70% da produção nacional de minério de ferro, com um total de 215 milhões de toneladas. Fica no centro-sudeste de Minas.

