Davos, Suíça – As autoridades de Riad estimam que a população da capital da Arábia Saudita pode dobrar para 14 milhões de habitantes até 2030, de acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira (22) pelo jornal local Arab News. É esperado um crescimento anual de 8% em média.
“Nós já estamos recebendo 300 mil novos residentes por ano”, disse Fahd Al-Rasheed, presidente da Comissão Real para Riad, agência de planejamento e desenvolvimento da cidade. Ele falou com o Arab News em Davos, na Suíça, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial.
Hoje a cidade tem cerca de 7 milhões de pessoas e cresceu em média 4% por ano nas últimas duas décadas. Com a aceleração do aumento populacional, estão em planejamento projetos para transformar Riad em uma “megametrópole”.
“Riad já é a principal economia urbana da região (do Oriente Médio)”, destacou Rasheed. “[Mas] o que nós vamos ver é uma revolução econômica como o mundo jamais viu”, acrescentou Rashid.
Estão em estudo 424 iniciativas de diferentes tamanhos a serem desenvolvidas na próxima década, com custo total estimado em US$ 55 bilhões. Segundo o executivo, os projetos serão viabilizados via investimentos públicos e privados, e a participação estrangeira é bem-vinda.
Na semana passada, o Arab News noticiou que o magnata do setor de imóveis Khalaf Al-Habtoor, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou a intenção de construir um grande empreendimento em Riad, com parques, hotéis, lagos e áreas de lazer.
Algumas iniciativas de grande porte já estão em andamento, como o Metrô de Riad e o Distrito Financeiro Rei Abdullah. De acordo com Rasheed, a ideia é terminar estes projetos em 12 meses, mas antes fazer uma pré-abertura para a Cúpula do G20, que será realizada em novembro, na capital saudita. Só as obras das seis linhas do metrô têm um custo estimado de US$ 22,5 bilhões.
O plano de desenvolvimento prevê não só a ampliação da infraestrutura, mas mudanças no estilo de vida e na imagem da cidade, segundo o Arab News. “Não é só sobre crescimento, mas sobre a qualidade do crescimento”, declarou Rasheed. “O objetivo é tornar Riad uma cidade mais sustentável, habitável e com mais mobilidade, com locais para famílias, esportes, eventos, saúde e escolas”, ressaltou.
Um dos projetos em estudo é o Riad Verde, que prevê plantar uma árvore para cada habitante da população atual, tornando a cidade “verde como Londres” e as temperaturas mais amenas. A capital fica no meio do deserto.
O ano de 2030 foi fixado como horizonte do plano plurianual de abertura e diversificação econômica da Arábia Saudita atualmente em implementação, o Visão 2030.