Da redação*
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje de manhã por telefone com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, por cerca de 15 minutos. Eles falaram sobre a situação do Haiti e sobre as negociações do Brasil com o Fundo Monetário Internacional (FMI), informou há pouco o porta-voz da presidência brasileira, André Singer.
Lula disse a Bush que o Brasil está disposto a enviar tropas ao Haiti, que se juntariam às forças da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é atuar mais fortemente na chamada fase 2, ou seja, no processo de reconstrução do país.
Os presidentes também discutiam a proposta feita pelo Brasil ao FMI, de considerar os gastos com infra-estrutura (trnasportes, energia, petróleo etc.) como investimentos e não como despesas. Com isso, esses gastos sairiam do cálculo de superávit primário.
Lula já conversou sobre a proposta com o primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar. Agora, pretende debater o assunto também com o presidente francês, Jacques Chirac, e com os primeiro-ministros britânico, Tony Blair, e alemão, Gerhard Schroeder.
*com informações da GloboNews

