Emirates News Agency*
Dubai – O Tejari, maior portal de negócios entre empresas (b2b) do Oriente Médio, comemora seu sexto aniversário com US$ 3 bilhões em negócios realizados. Segundo informações dos administradores, cinco mil empresas já fizeram compras e vendas por meio do portal. Ainda há espaço para outras 70 mil empresas se associarem ao empreendimento através do site mylinkDubai.com, que é ligado ao Departamento de Desenvolvimento Econômico de Dubai, órgão do governo do emirado.
Para ampliar a cobertura do portal, a empresa está buscando novas franquias em importantes mercados da região do Golfo Pérsico e também em outras áreas do Oriente Médio, África e no subcontinente asiático. Ela também criou áreas especiais para a Zona Franca de Jebel Ali (JAFZ) e para o Centro de Comércio de Chá de Dubai (DTTC). A empresa oferece também um serviço de consultoria chamado "Tejari Expert", que ajuda empresas a gerenciar suas operações de compra e venda.
Ao comentar o sexto aniversário da empresa, o presidente do grupo, Omar Hijazi, declarou que o site propicia "economia direta de 15% a 20% em compras".
Segundo o executivo, o crescimento da Tejari é encorajador. Em 2005 houve um aumento de 50% no número de negócios feitos em comparação com o ano anterior e de 25% em receitas geradas. Os lucros do grupo triplicaram.
Hijazi assumiu a presidência do Tejari em junho de 2005, substituindo Lubna Al Qasimi, ministra da Economia e Planejamento dos Emirados e fundadora da empresa. A ministra continua no conselho administrativo do Tejari.
*Tradução de Mark Ament

