São Paulo – O roteiro cultural de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, é bastante variado e para todos os gostos e bolsos. As atrações vão desde produções locais a shows internacionais, além de festivais de teatro, dança, saraus, concertos e exposições. A cidade possui 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 teatros e 64 salas de cinema.
De acordo com a Secretaria de Turismo, a cidade recebe um fluxo de 1,5 milhão de turistas ao ano, que gastam entre US$ 80 a US$ 120 por dia e são oriundos de diversos estados do país e também do exterior. Os turistas estrangeiros são, em sua maioria, argentinos, americanos e europeus.
“Nas últimas décadas a cidade teve uma projeção grande também em função de eventos como o Fórum Social Mundial. Provavelmente em 2014 o evento voltará a ser centralizado e deve acontecer novamente em Porto Alegre”, afirma o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. “É um evento que ajuda na imagem da cidade e tem uma ligação com a cultura”, observa.
Nos meses de janeiro e fevereiro, época de férias escolares, o teatro vira um programa popular com o projeto Porto Verão Alegre, que leva apresentações a praticamente todas as salas de espetáculos da cidade e difunde o trabalho de grupos teatrais do estado.
O Carnaval de Porto Alegre tem um calendário mais extenso do que a maioria dos brasileiros imagina. A programação começa na primeira sexta-feira de janeiro e se repete todas as sextas até a véspera dos desfiles oficiais. O sambódromo gaúcho tem pista com 450 metros de comprimento e pode abrigar cerca de 16 mil pessoas. As 14 escolas do grupo especial dispõem de uma estrutura de 400 metros quadrados e 25 metros de altura, onde elaboram suas alegorias ao longo do ano.
No final de julho, ocorre o Festival de Inverno em vários teatros da cidade – shows e cursos de curta duração com artistas e especialistas nacionais e estrangeiros. O grande objetivo do festival é o intercâmbio com músicos de países do Mercosul.
Em setembro, a cidade sedia o Porto Alegre Em Cena, um dos maiores festivais de teatro da América Latina. Durante 20 dias, peças teatrais, espetáculos de dança e música regionais, nacionais e internacionais ocupam salas de teatro e espaços diversos, no centro e na periferia da capital, com ingressos a preços populares.
De agosto a setembro, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho se transforma no Acampamento Farroupilha. O evento é uma oportunidade para o contato com as tradições gaúchas. Durante 20 dias, cerca de 400 barracas de CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) transformam o parque, que recebe infraestrutura completa de serviços públicos, de alimentação e comércio para atender um público próximo a 1 milhão de pessoas. O churrasco e a gastronomia campeira predominam no acampamento, que também vira palco de shows e projetos culturais.
Nos meses de outubro e novembro ocorre a Feira do Livro. Um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil e uma das mais antigas do país, promovida desde 1955, a feira é realizada a céu aberto, em plena Praça da Alfândega, no Centro Histórico. A grande circulação de pessoas pelo local também contribui para torná-la uma das maiores feiras do gênero na América Latina.
Com variada programação cultural e atração de personalidades nacionais e internacionais do mundo literário, ganhou status de um dos principais eventos populares do estado.
Outro evento que costuma agitar Porto Alegre é a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, evento que promove a integração dos países do bloco por meio da arte latino-americana. Realizada em Porto Alegre desde 1997, costuma ocorrer entre os meses de setembro e novembro. Outra característica da bienal é a ocupação de vários espaços, como centros culturais, os armazéns do Cais do Porto, museus além de diversos espaços públicos, popularizando o acesso a milhares de pessoas.
Infraestrutura
Banhado pelo rio Guaíba, famoso por ser cenário de um belo pôr-do-sol, Porto Alegre também agrada quem busca sofisticação. O bairro Moinhos de Vento concentra ótimos restaurantes, bares e casas noturnas – tanto que a Rua Fernando Gomes ganhou o apelido de “Calçada da Fama”.
A rede hoteleira oferece 14 mil leitos em cerca de 100 hotéis e pousadas. Já estão em construção obras de hotéis para mais 4 mil leitos nos próximos dois ou três anos. Porto Alegre terminou 2010 com ocupação hoteleira entre 75% e 80%. “Este número extraordinário justifica investimento no segmento”, destaca o secretário.
A Rua da Praia, que fica no centro da cidade, concentra construções históricas como o Centro Cultural Érico Veríssimo. Já a Casa de Cultura Mário Quintana, que fica na rua dos Andradas, no palacete onde funcionou o Hotel Majestic, mantém 14 espaços voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro e a literatura.
A Usina do Gasômetro, um dos mais conhecidos centros culturais da cidade, com cafés, salas de cinema e espaços culturais onde são apresentadas palestras, peças de teatro e shows, às margens do Guaíba, garante uma das mais belas vista da cidade.
Escolha a atração que mais lhe agradar e divirta-se.
Informações
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Site: www.portoalegre.rs.gov.br
Porto Verão Alegre
Site: www.portoveraoalegre.com.br
Porto Alegre Em Cena
Site: www.poaemcena.com.br
Semana Farroupilha
Site: www.semanafarroupilha.com.br
Feira do Livro
Site: www.feiradolivro-poa.com.br
Bienal do Mercosul
Site: www.bienalmercosul.art.br
Casa de Cultura Mário Quintana
Site: www.ccmq.com.br