Agência Brasil
Porto Alegre – Uma das principais reuniões mundiais sobre programas de computador compartilhados começa hoje (12) no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). É a 8ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), encontro que reúne os maiores técnicos do país e empresas de grande porte para discutir como melhorar e compartilhar os conhecimentos sobre essa tecnologia.
Os participantes vão discutir e trocar informações sobre o uso de programas com código aberto nas mais diversas áreas, como segurança, educação, economia, política, cultura e comunicação. Quase 500 atividades estão programadas para os três dias do encontro, entre elas oficinas, palestras e apresentação de experiências por empresas públicas e privadas que optaram pelo sistema. Em 2006, mais de 5 mil pessoas de 24 países estiveram na capital gaúcha para o encontro.
O governo federal participa este ano com palestras de representantes de empresas que usam essa programação, como o Banco do Brasil, que já economizou R$ 20 milhões com a utilização da ferramenta. Haverá também um estande onde serão mostradas algumas experiências públicas. A Agência Brasil, que utiliza o código aberto e é licenciada no sistema jurídico internacional Creative Commons – que permite o uso, a modificação e a venda do conteúdo, desde que citada a fonte – será um dos destaques.

