São Paulo – O Porto de Santos movimentou 76,33 milhões de toneladas de cargas de janeiro a julho, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (24) pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (SP), empresa que administra o maior porto do Brasil, no litoral paulista. É o melhor resultado para o período.
Em julho, no entanto, a movimentação caiu 1,5% sobre o mesmo mês de 2017, para 11,87 milhões de toneladas. Segundo a Codesp, o desempenho já era esperado em função da menor oferta de açúcar, entre outros fatores. Mesmo assim, foi a segunda melhor movimentação para julho.
Os embarques de produtos no porto recuaram 3% no mês passado, para 8,56 milhões de toneladas, ao passo que os desembarques avançaram 2,6%, para 3,3 milhões de toneladas.
Os principais produtos embarcados em julho foram os do complexo soja (grão, óleo e farelo), açúcar, milho, celulose e óleo diesel. Na outra mão, os principais itens desembarcados foram adubos e enxofre.