São Paulo – O Porto de Sohar, em Omã, administrado pela Sohar Industrial Port Company, recebeu mais de US$ 14 bilhões em investimento nos últimos anos e hospeda atualmente um grande número de indústrias e fornecedores de serviços. "Apesar da crise, o Porto de Sohar vem apresentando crescimento no número de navios que atracaram este ano e devemos prosseguir com os planos de desenvolvimento", diz Annica Sigevall, chefe de operações corporativas do porto.
Sohar tem profundidade de 18 metros, moderno terminal de contêineres, terminais de cargas brutas e líquidas, além de novos armazéns alfandegados.
"O porto também tem uma série de projetos que contribuem significantemente para o desenvolvimento sócio-econômico de Omã", declarou Annica. "Investimentos no porto também promovem a contratação de cidadãos do país", explicou. A proximidade da Zona Franca de Sohar com o porto oferece vantagens logísticas às empresas e garante competitividade ao investimento.
O Porto de Sohar atrai grandes empresas internacionais, como a mineradora brasileira Vale, que usa Omã como pólo de distribuição de pelotas de minério de ferro, fornecendo o insumo para siderúrgicas do Oriente Médio, Norte da África e Subcontinente Indiano. Para facilitar esta operação, empresas estrangeiras estão atualmente participando de uma licitação para a construção de um cais com comprimento de 600 metros.
A Sohar Industrial Port Company vai apresentar na feira TransOman, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2009, uma grande variedade de oportunidades de investimentos.
*Tradução de Mark Ament

