Geovana Pagel
São Paulo – A Cerâmica Portobello, com sede em Santa Catarina, exporta para o Oriente Médio desde 1999. No ano passado, as vendas para os países árabes chegaram a US$ 900 mil e até o final de 2004 a empresa prevê dobrar as exportações para a região.
Os contatos da Portobello com os países árabes se iniciaram com mais ênfase há quatro anos. O gerente de exportações da empresa, Rodolfo Jacobsen, afirmou, em entrevista à ANBA, que a empresa está colhendo os frutos de um trabalho de longo prazo. “Apostamos no mercado árabe muito antes desta coqueluche atual. Nossa estratégia sempre foi de a entrar para ficar”, garantiu.
Atualmente os principais importadores árabes são Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Jordânia. No começo, o produto da Portobello era comprado por consumidores individuais, nas lojas. Agora, a empresa já tem fornecimentos para projetos de obras inteiras.
De acordo com Jacobsen, os produtos mais vendidos são os pisos porcelanatos e os revestimentos de parede retificados, com maior valor agregado, cujas peças são cortadas de forma que o acabamento lembre o das peças de mármore.
As vendas são feitas por meio de um representante local, instalado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E é justamente em Dubai, onde a acontece a Big 5, a maior feira do setor de construção do Oriente Médio, de 20 a 24 de novembro.
“Participamos da edição do ano passado, com ótimos resultados, e, justamente por acreditar no mercado árabe, estamos planejando participar novamente”, afirmou. Para garantir maior visibilidade à empresa, segundo o gerente, é bem provável que neste ano a Portobello organize um estande próprio, como o apoio do distribuidor local.
“A feira atrai empresários de todos os mercados próximos, que poderão inclusive ser atendidos pelo nosso distribuidor”, completou.
Internacionalização
Fortalecer a atuação no mercado externo é uma das prioridades da empresa, que acabou de completar 25 anos. A Portobello continua seu processo de internacionalização mantendo a liderança entre as empresas brasileiras do setor, com um faturamento que ultrapassa R$ 532 milhões e um crescimento anual de 9%.
Em 2002, foram exportados mais de US$ 31 milhões (FOB) e, em 2003, mais de US$ 39 milhões (FOB), representando um crescimento de 28%, o maior volume do setor e o maior crescimento dentre as indústrias cerâmicas do Brasil.
No primeiro semestre deste ano, houve novo incremento nas exportações, alavancando US$ 25 milhões, quase 30% superior a 2003. “Fora o eixo Itália-Espanha, a Portobello está entre as cinco empresas mais importantes do mundo em relação ao mercado externo”, garantiu Jacobsen.
Trajetória
A história da Portobello começou com a primeira fábrica inaugurada em 1979. Hoje possui o maior parque fabril da América Latina concentrado na cidade de Tijucas, em Santa Catarina.
Considerando participação no mercado, capacidade produtiva, design e tecnologia, a Portobello é uma das mais importantes indústrias de revestimentos cerâmicos do mundo.
Com dez fábricas numa área total de 500 mil metros quadrados e construída de 205 mil metros quadrados, a empresa gera hoje 1.600 empregos diretos, 6 mil indiretos e sua produção média atinge 1,7 milhão de metros quadrados por mês.
Como exemplo de inovação, a Portobello é a única empresa brasileira a oferecer um sistema completo para aplicação de revestimentos em fachadas – Portobello Tech – além de ser a primeira e uma das que encabeçam o ranking mundial a utilizar a tecnologia double-press, que permite reproduzir no porcelanato efeitos estéticos das pedras naturais.
Contato
www.portobello.com.br

