Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba- Uma empresa do Paraná está ensinando as crianças libanesas a falar inglês. É a Positivo Informática, com sede em Curitiba, que acaba de exportar para o país do Oriente Médio 50 unidades de E-Blocks, equipamento educativo que ensina o idioma a crianças de 5 a 9 anos. Esta primeira venda rendeu US$ 35 mil, mas segundo Juliano Fontes Fornasaro, gerente de exportações da empresa, novos contatos estão sendo feitos na região, o que aponta para um aumento substancial das cifras.
Os E-Blocks reúnem mesa educacional, blocos, software, CD de música, flash cards, livro do aluno e do professor. A tela exibe imagens, músicas, animações e jogos, e as crianças respondem a esses estímulos posicionando diferentes blocos sobre um painel portátil com sensores ópticos. Ao concluir os quatro níveis do plano de aprendizado proposto, a criança terá adquirido um vocabulário com aproximadamente 1,2 mil palavras e expressões em inglês.
O equipamento venceu a etapa brasileira do World Summit Awards (WSA), na categoria e-Learning, e representará o Brasil na etapa global, cujos vencedores serão apresentados na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI), em Tunis, na Tunísia, de 16 a 18 de novembro próximo.
Expansão
O namoro da Positivo Informática com o mercado árabe começou em setembro do ano passado, quando a empresa participou, com estande próprio, da @School, a principal feira educacional do Oriente Médio, em Beirute. "Foi excelente, recebemos várias escolas e distribuidores interessados", revela Fornasaro. Um deles foi a própria organizadora da feira, a libanesa GC Consultants, que assinou contrato para distribuição dos produtos da empresa paranaense no Líbano e Egito. Há perspectivas de negócios, também, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos.
Fornasaro está entusiasmado com as perspectivas que se abrem na região. "É um mercado que tem muito poder aquisitivo mas poucos produtos de tecnologia educacional disponíveis", constata o executivo, que se surpreendeu com o nível das escolas libanesas. "O ensino é trilíngüe (árabe, francês e inglês)".
O diretor de exportações da Positivo Informática acredita que haverá um crescimento nos contatos e vendas assim que as férias de verão terminarem no Hemisfério Norte. Além disso, observa, os compradores árabes gostam de conhecer bem seus fornecedores. "Eles pedem muitas referências". Quanto a isso, certamente não haverá problemas. Os E-Blocks são vendidos para os Estados Unidos – onde servem à comunidade hispânica -, Portugal, Chile, Angola e São Tomé e Príncipe. Espanha e China são mercados em relação aos quais há, também, boas perspectivas.
Empresa
Criada em 1989, a Positivo Informática é o braço tecnológico do Grupo Positivo. Atua no mercado nacional e internacional, nos segmentos de software e hardware, além de prestar serviços de capacitação de professores/usuários e suporte técnico e pedagógico às escolas parceiras. A empresa tem 670 funcionários e seu parque tecnológico está distribuído em quatro unidades em Curitiba, ocupando uma área de 22 mil metros quadrados.
Com atuação até então restrita ao setor governamental – onde instalou cerca de 200 mil computadores – desde 2004 a empresa passou a atuar no varejo, distribuindo seus produtos para uma ampla rede varejista em todo o país.
Na linha de softwares, composta por cerca de 70 títulos, destacam-se os programas educacionais da Disney, distribuídos com exclusividade no Brasil, e o Kid Pix, um dos softwares educacionais mais vendidos do mundo. No segmento de Tecnologia Educacional, as soluções de informática da empresa estão em mais de 5 mil escolas públicas e privadas brasileiras, com destaque para as mesas educacionais, laboratórios de informática, softwares de Língua Inglesa, canetas tradutoras, simuladores e os programas de autoria de educação e entretenimento.
Contatos
Positivo Informática
www.positivoinformatica.com.br
Grupo Positivo
www.positivo.com.br
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná

