São Paulo – Um maior interesse comprador da Índia fez a diferença entre demanda e a oferta da ureia ficar apertada e os preços do produto aumentarem significativamente no mundo nos últimos dias. Análise da empresa de serviços financeiros StoneX informa que a variação semanal do valor do produto nos portos brasileiros foi de até US$ 30 por tonelada, alta de mais de 5% sobre a semana anterior. O Brasil tem entre os seus fornecedores países árabes como Argélia, Catar, Omã, Arábia Saudita e Egito.
“O fato que deflagrou esse movimento de alta no preço da ureia no Brasil foi o anúncio de novas informações sobre uma licitação de compra em andamento na Índia”, disse o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Tomás Pernías, em material divulgado pela empresa. De acordo com o analista, uma importadora indiana busca cargas de ureia no mercado internacional e isso acontece em um momento em que a China, grande exportadora de ureia, limita suas exportações do produto.
Segundo a StoneX, o mercado ainda se recupera dos impactos da paralisação da produção iraniana e egípcia, ocorrida durante nos dias do conflito entre Israel e Irã. De acordo com Pernías, os importadores e os agricultores do Brasil costumam aumentar suas aquisições de ureia ao longo do segundo semestre e, especialmente para aqueles que ainda precisam adquirir nitrogenados para a próxima safrinha de milho, essa situação pode agravar as relações de troca em um momento estratégico para o mercado doméstico.
Leia também:
Cresce consumo de fertilizantes no Brasil


