São Paulo – O ministro das Relações Exteriores e dos Expatriados da Palestina, Riad Malki, visitou o gabinete do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, nesta quinta-feira (05). Eles conversaram sobre o fortalecimento dos laços entre o país árabe e a cidade paranaense. Foz do Iguaçu é uma das cidades brasileiras com maior presença palestina, além de ser irmanada com Jericó – um dos grandes símbolos da nação palestina.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, o ministro disse que Foz tem paisagens inesquecíveis que tornam a visita especial. Além das belezas naturais, Malki ressaltou que uma aliança cada vez mais forte com a cidade representa também uma reaproximação com o Governo Federal do Brasil.
“Tudo nos encanta enquanto estamos aqui. Com as mudanças que estão acontecendo, sentimos que será possível estabelecer relações nas áreas de cultura, esporte, ciência e outros setores que só terão a ganhar com essa troca de experiências entre nós”, disse o ministro.
O prefeito Chico Brasileiro reafirmou o compromisso de criar políticas públicas para que os palestinos continuem indo a Foz e se sintam acolhidos pela cidade. Entre as propostas para fortalecer os laços, está a criação de uma praça com elementos da cultura palestina.
“São cidadãos iguaçuenses e que estão consolidados em nossa cidade, portanto, queremos que essa herança se perpetue e que tenhamos um município cada vez mais solidário”, pontuou o prefeito.
Cidades-irmãs
A visita contou também com a presença do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, que relembrou a antiga relação da cidade com o país árabe, que foi consolidada com a irmanação entre Foz do Iguaçu e Jericó, em 2012.
“Em 2012 formalizamos essa parceria, mas já temos Foz como uma cidade muito importante para nós. Um local que nos recebe, entende os problemas que enfrentamos e se mostra disposta a contribuir com a nossa luta. Fico muito bem aqui e por isso quero sempre retornar”, disse o embaixador.
Riyad Malki recebeu do prefeito Chico Brasileiro a honraria de Hóspede Oficial do Município. O ministro retribuiu o convite e se colocou disposto a receber uma comitiva oficial do governo brasileiro à Palestina, liderada por Foz do Iguaçu.
“A Palestina pode contar com o Brasil e sempre contar conosco. Visitar este local tão importante nos ajudaria a entender ainda mais qual é a realidade do povo palestino para que seja possível ajudar no que estiver ao nosso alcance. Seria uma honra para toda a nossa cidade”, respondeu Brasileiro.
Relações Internacionais
O encontro entre as autoridades foi organizado pela Diretoria de Assuntos Internacionais, liderada pelo diretor Jihad Abu Ali; contou também com a presença do secretário de Administração, Nilton Bobato, autor de livros sobre a Palestina e pesquisador do tema, e do secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio Jahnke.
Além da visita ao gabinete do prefeito, o ministro da Palestina teve encontros com a comunidade árabe de Foz do Iguaçu e também visitou pontos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional.