São Paulo – Um grupo com dez prefeitos brasileiros conheceu melhor o funcionamento da cidade de Dubai e de suas empresas no final do ano passado. A viagem foi organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que levou para três municípios no exterior os líderes municipais escolhidos na última edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. Além de Dubai, eles conheceram Sydney, na Austrália, e Auckland, na Nova Zelândia, com o objetivo de entender como funciona a gestão pública destes locais e como ela repercute nos negócios.
De acordo com o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado, que acompanhou a missão, em Dubai o grupo teve contato principalmente com empresários, por meio de entidades setoriais. “Nestes países a coisa é mais simples, se consegue abrir uma empresa de forma mais rápida, não há tantas licenças, os empreendedores não precisam provar a boa fé ao abrir uma empresa”, relata o gerente sobre os três países. Ele destacou a questão da boa fé em Dubai, onde a palavra vale muito. “A maioria está de boa fé até que se prove o contrário”, afirma.
Machado destacou, no entanto, que no Brasil, apesar de ser mais burocrático, também há iniciativas que aceleraram a abertura de empresas, caso do empreendedor individual, tipo de pessoa jurídica para negócios com faturamento até R$ 60 mil por ano. “Não se pode generalizar, algumas coisas avançaram”, diz.
Do Rio Grande do Sul, o prefeito que viajou com o grupo e que foi premiado Prefeito Empreendedor da região Sul do Brasil foi Nestor Tissot, da cidade de Gramado. Machado destaca os processos parecidos de Dubai e Gramado na busca pelo investimento no turismo. “Apesar de ser um país (Emirados) completamente diferente do nosso, em cultura e geografia, eles têm claro que o petróleo é finito. Há todo um movimento para o turismo”, diz.
O gerente afirma que Gramado também passou por isso no passado, já que tinha uma grande empresa de calçados que fechou. A cidade passou, então, a apostar no turismo. No começo tinha apenas o clima favorável. Hoje Gramado é famosa pelo chocolate artesanal, o cinema (há um festival nacional anual), o Natal Luz, os eventos, a produção rural, entre outras atividades.
Os prefeitos destacaram, nas três cidades, o fato de que o governo central (do país) é responsável pela maioria das questões públicas, desde saúde até educação e infraestrutura. Com isso, os prefeitos se focam mais no desenvolvimento econômico das cidades. O prêmio do Sebrae destaca justamente os prefeitos que conseguem ajudar os pequenos negócios.
No caso de Gramado, o projeto que fez o gestor ser escolhido foi o Natal Luz, que é coordenado pela prefeitura, mas quem o realiza é a comunidade. No período do Natal, a cidade de Gramado é transformada em um espetáculo a céu aberto, com shows e atrações turísticas de todos os tipos. Os envolvidos na realização do evento são empreendedores que se formalizaram, foram capacitados e vivem do Natal Luz como negócio.
Prefeito Empreendedor
O Prêmio Prefeito Empreendedor ocorre a cada dois anos. As inscrições para a próxima edição devem abrir em abril deste ano, mas ainda não estão definidas as cidades que os escolhidos visitarão. Além de Tissot, pela região Sul, ganharam o prêmio em 2014 o prefeito Paulo Pombo Tocantins, de Paragominas, no estado do Pará, pela região Norte; Douglas Lucena de Medeiros, de Bananeiras, no estado do Paraíba, pela região Nordeste; Maurílio Ferreira Azambuja, de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, pela região Centro-Oeste; e Vinícius Medeiros Farah, da cidade fluminense de Três Rios, pelo Sudeste.
Foram premiados também outros sete prefeitos em categorias específicas como Lei Geral Implementada (Cícero Neco Morais, de Estreito, Maranhão), Compras Governamentais (Eduardo Medeiros Cabral, de Cristália, Minas Gerais), Desburocratização (Charles Fernandes Silveira Santana, de Guanambi, Bahia), Pequenos Negócios no Campo (Ricardo Favaro Neto, de Itaqueraí, Mato Grosso do Sul), Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos (José Rechuan Júnior, de Resende, Rio de Janeiro), Novos Projetos (Laurez da Rocha Moreira, de Gurupi, Tocantins), e Homenagem de Mérito Empreendedor (Altair Cardoso Rittes, de Dionísio Cerqueira, Santa Catarina).


