Geovana Pagel
São Paulo – A cerimônia de entrega do Prêmio Cidadania Brasil de Exportação, criado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, e que está em sua segunda edição, foi marcada para 20 de novembro. Este ano, são 42 as empresas classificadas.
O Prêmio, que tem também o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex), é uma homenagem às empresas exportadoras que desenvolvem projetos de ações voltadas para a comunidade.
Empresas de várias regiões brasileiras e setores diversos de produção inscreveram projetos este ano. “A gente luta muito para mostrar que exportar é um ato de cidadania”, diz Rubens Hannun, vice-presidente de marketing da Câmara Árabe-Brasileira.
Segundo ele, o fato de a empresa abrir novos mercados vai possibilitar gerar novos empregos e, conseqüentemente, conquistar mais capital para investir em projetos sociais. “Uma ação leva a outra”, garante.
De acordo com Hannun, o fato de a empresa encarar a difícil batalha “lá fora” mostrando o produto e o potencial do Brasil, já é um grande mérito. “As empresas que estão dispostas a fazer isso precisam ser reconhecidas e incentivadas”.
A diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, Marcia Vasconcellos, diz que a edição do ano passado foi um sucesso. Porém, segundo ela, a maioria dos projetos ainda estava voltada para a filantropia e aos próprios funcionários.
“Este ano os projetos estão mais maduros, mais consistentes nas áreas de educação, ecologia e processos culturais”, explica.
Projetos modelo
Do total de inscritos, 42 empresas foram classificadas porque apresentaram todos os pré-requisitos necessários. De acordo com Vasconcellos, a homenagem é uma forma de estimular quem já está desenvolvendo um projeto e fazer com que sirva de exemplo para quem ainda está em fase de “ensaio”.
“Recebemos tantos projetos interessantes e com qualidade que foi muito difícil fazer uma análise de caso e escolher os finalistas”, explica.
O ministro Carlos Alfredo Lazary Teixeira, chefe da Divisão de Operações de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, afirma que já no ano passado ficou muito clara a importância do prêmio, porque este vincula duas prioridades fundamentais: “suprir carências sociais e inserção do país no comércio exterior”, explica.
De acordo com o ministro, a iniciativa está ligada a estas duas grandes prioridades, representa reconhecimento e, sobretudo, incentivo para as empresas que, comprovadamente, têm maior competência, pagam melhor e têm maior longevidade.
“É um incentivo para que as empresas considerem que a atividade externa possa e deva ser concomitante com uma militância social”, acredita Teixeira.
Segundo ele, as atividades das empresas exportadoras que têm esta presença no mercado internacional e dos empresários “que são os verdadeiros embaixadores do Brasil no exterior” terão o papel de cumprir esta faceta de divulgar a melhor imagem brasileira.
“(O prêmio) está na linha direta da prioridade do governo Lula. Representa uma agregação da imagem positiva de um Brasil preocupado com as causas sociais”, garante.
Na ausência do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que estará participando de uma reunião da ALCA, em Miami, na mesma data da entrega do prêmio em Brasília, o mesmo será representado pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, secretário-geral das Relações Exteriores.
Todas as empresas classificadas e finalistas serão homenageadas. A cerimônia de entrega de troféus será realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Categorias e critérios de avaliação
Na categoria social serão oferecidos os prêmios Master Social 1 (para projetos que beneficiam mais de 5 mil pessoas), Master Social 2 (em que o número de beneficiadas está entre 1 mil e 5 mil), Master Social 3 (até mil beneficiadas). Também será premiada a cobertura jornalística de projetos sociais e destaque social.
Na categoria exportação serão entregues os prêmios Exportador do Ano, Exportador da Imagem Brasileira, Exportador para os Países Árabes. No setor de exportação também haverá premiação para cobertura jornalística e Destaque 1 e 2.
Dos critérios de avaliação, na categoria social, são analisados o impacto social do projeto ou ação social, consciência técnica de sua elaboração, definição de objetivos, metodologia de implantação adotada, critérios de avaliação, análise e controle de resultados.
Também são avaliadas a perspectiva da ação social da empresa e a ampliação de projetos e ações estruturadas de novos trabalhos na área social.
Na categoria exportação, são avaliadas a popularização da imagem do Brasil, pelo produto, no mundo, a popularização da imagem do Brasil nos países árabes, dados das exportações mundiais em 2002, dados das exportações para os países árabes em 2002 e percentual de crescimento das exportações para o mundo entre 2001 e 2002.
Também são consideradas a adaptação e adequação do produto aos mercados de destino e o esforço realizado para a prospecção e efetivação de negócios no exterior.
Empresas homenageadas em 2003
· Agrostahl S. A. Ind. Com
· Alcoa Alumínio S. A. – Unidade Poços de Caldas
· APAEB-Assoc. dos Peq. Agricultores do Mun. Valente
· Arno do Brasil
· Bahia Sul Celulose S/A
· Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas Ltda.
· Bonyplus Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.
· Caramuru Alimentos
· Companhia Suzano Papel e Celulose
· Companhia Vale do Rio Doce
· CVP – Ceras Vegetais do Piauí
· Di Luigi – Kentura
· Eldorado Exportação e Serviços Ltda.
· Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
· Fiat Automóveis
· Fundação Belgo-Mineira
· General Motors do Brasil Ltda.
· Gnatus International Ltda.
· Goiasa Goiatuba Álcool Ltda
· Grupo Apoio e Vendas Comunicações Ltda.
· Indústrias Machina Zaccaria S/A
· International Engines South America Ltda
· Jalles Machado S/A
· Jari Celulose S/A
· Meridional de Tabacos
· Microsiga Software S/A
· MTP – Metalúrgica de Tubos de Precisão Ltda.
· Nokia do Brasil Tecnologia Ltda.
· Olsen Ind. Equipamentos Odontomédicos
· Orsa Celulose, Papel e Embalagens S/A
· Paraná Citrus S/A
· Perdigão Agroindustrial S/A
· Politorno Móveis Ltda.
· Romagnole Produtos Elétricos Ltda.
· Serasa S/A
· Souza Cruz S/A
· Tramontina
· TV Globo Ltda.
· USIMINAS – Usinas Siderúrgicas de MG
· Vicunha Têxtil S/A
· Xerox do Brasil Ltda.
· Zanzini Móveis

