São Paulo – Estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio Internacional de Dubai sobre Melhores Práticas para Melhorar as Condições de Vida. A iniciativa reconhece projetos que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento humano e urbano e é promovida pela cidade de Dubai e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat).
Podem concorrer instituições públicas, privadas, acadêmicas, não governamentais, meios de comunicação e pessoas físicas. As inscrições estão abertas até 31 de março, segundo informações divulgadas no site das Nações Unidas. O prêmio leva em conta a sustentabilidade do projeto concorrente, o impacto positivo sobre a sociedade, o envolvimento de várias pessoas, além da inovação empregada, a igualdade de gênero provada e a portabilidade.
Vão ser premiadas 12 práticas ao redor do mundo. As escolhidas receberão, em uma cerimônia em Dubai, nos Emirados Árabe Unidos, um prêmio em dinheiro, além de certificado e um troféu. Haverá seis ganhadores para Melhores Práticas, dois para Melhores Práticas de Transferência (que podem ser repassadas), dois para Pesquisa Universitária, um para o Setor Privado e um para Personalidade. Os dois últimos recebem apenas troféus e certificados.
A primeira edição da premiação ocorreu em 1996. A criação do prêmio ocorreu durante uma conferência internacional das Nações Unidas, em Dubai, em 1995, quando representantes de 95 países se reuniram para conhecer as práticas de impacto positivo no ambiente em que vivem. O prêmio é realizado a cada dois anos.
Na última edição, os ganhadores foram de Burkina Faso, Quênia, Líbano, Cambodja, Emirados, China, Espanha, Portugal, Brasil e Uruguai. Do Brasil, a vencedora foi a Prefeitura Municipal de Extrema, município mineiro, com um projeto de conservação de águas. Pelo programa, o município paga a produtores rurais que fazem do meio ambiente e o cuidado com ele uma prioridade em suas atividades. Também houve vencedores brasileiros em outras edições.
Mais informações: http://www.dubaiaward.dm.gov.ae/wps/portal/DIABP


