Algérie Presse Service*
Tunis- O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, declarou nesta quarta-feira (16), em discurso na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, na Tunísia, que é necessário encontrar soluções para a exclusão digital nos países. "A desigualdade social nos países gera divisão digital. Mas nós, como líderes, temos de entender todos estes aspectos e apresentar soluções," disse.
Bouteflika explicou também que a Argélia está trabalhando para reduzir a exclusão digital desde 1999 e que executou "profundas reformas econômicas", que resultaram na liberação do setor de tecnologia da comunicação e informação.
O presidente argelino pediu também que a sociedade da informação seja benéfica para todos e acrescentou que a África necessita de maior uso de tecnologias digitais. Segundo Bouteflika, os países em desenvolvimento "sofrem com os altos custos relacionados à compra da infra-estrutura necessária para canalizar informações. Conseqüentemente, são testemunhas de uma situação que, embora nova, lembra as relações econômicas e financeiras internacionais que são denunciadas desde a independência dos países," explicou.
*Tradução de Mark Ament

