Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A demanda petrolífera mundial no segundo trimestre de 2007 deve ser 1,7 milhão de barris ao dia menor do que no primeiro trimestre do ano. Segundo o presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e ministro do Petróleo dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Dhaen Al Hamili, esta redução é devido a fatores sazonais.
Em entrevista à Emirates News Agency (WAM), pouco antes da abertura de uma reunião da Opep em Viena, Al Hamili declarou também que os mercados petrolíferos estão atualmente notando equilíbrio entre oferta e demanda. O mesmo pode ser visto nos estoques dos países.
"Após quedas nos preços petrolíferos em 2006 e no início de 2007, a Opep cortou duas vezes sua produção. Foram estes cortes de produção que causaram a atual recuperação e estabilidade nos preços", explicou Hamili.
Segundo o ministro, todos os países membros do grupo estão cuidadosamente mantendo os níveis de produção adotados nas reuniões do grupo em Doha (capital do Catar) e Abuja (capital da Nigéria). O atual teto de produção da Opep é 25,8 milhões de barris ao dia.
*Tradução de Mark Ament