Emirates News Agency*
Doha – O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed Al Nahyan, chegou nesta terça-feira (14) ao Catar para participar na segunda reunião do G-77, que terá início nesta quarta-feira (15).
Em sua chegada ao Catar, Khalifa falou à imprensa, declarando que esta reunião "é importante devido aos atuais desafios encarados pela maioria dos países em desenvolvimento no campo político, econômico, comercial, financeiro, social e ambiental, que prejudicam seu crescimento".
O presidente dos Emirados acrescentou que são necessárias novas estratégias para ampliar a cooperação entre os países do grupo para alcançar "desenvolvimento sustentável, encontrar uma visão comum e chegar a decisões conjuntas para proteger os nossos interesses. Além disso, precisamos reformular as relações políticas e econômicas para criar oportunidades iguais e justas entre os países ricos e em desenvolvimento".
"Os Emirados Árabes Unidos já ajudaram vários países em desenvolvimento na Ásia e África", explicou Khalifa. "Este auxílio contribuiu para manter a estabilidade, mas achamos necessária a participação dos países desenvolvidos para resolver os problemas sociais e econômicos dos países em desenvolvimento para que tenham maior facilidade para se integrar à economia global", acrescentou o presidente dos Emirados.
Khalifa viajou para Doha acompanhado de uma delegação de alto nível incluindo o ministro das Relações Exteriores, Rashid Abdullah e a Ministra da Economia e Planejamento, Lubna Al Qasimi, entre outros.
*Tradução de Mark Ament

