Alexandre Rocha, enviado especial
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que irá pedir o apoio dos cinco países árabes que visitará a partir do próximo dia 3 ao pleito do Brasil de ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Nós certamente iremos conversar com todos os chefes de estado sobre duas coisas: a necessidade de renovação da ONU e o apoio ao pleito do Brasil de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança", afirmou, em entrevista a agências de notícias internacionais, jornalistas árabes e à ANBA.
Lula declarou ainda que vai levar uma mensagem de paz para o Oriente Médio. "Certamente, o meu avião inteiro terá a mensagem de paz que quero levar a cada lugar em que botar os pés", declarou. Ele visitará a Síria, o Líbano, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e a Líbia, de 3 a 10 de dezembro.
O presidente acrescentou ainda que o Brasil pode servir de exemplo de lugar onde povos de várias culturas diferentes vivem em paz. Para ele, se o mundo se preocupasse mais em resolver os problemas da miséria e da fome, não haveria espaço para guerras e para o terrorismo.