Alexandre Rocha
São Paulo – O presidente do Líbano, Emile Lahoud, se reúne hoje (17) pela manhã no Palácio do Planalto com seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Itamaraty, no encontro deverão ser assinados acordos nas áreas comercial e de energia elétrica.
De acordo com informações obtidas pela ANBA junto à assessoria de assuntos internacionais da Presidência, os dois chefes de estado deverão assinar um “protocolo de intenções” com vistas a promover ações nos campos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Deverão assinar também um “memorando de entendimentos” para a ampliação e diversificação das políticas bilaterais. Dentro deste tópico, está programada a criação de um Fórum Conjunto Econômico e Empresarial Brasileiro-Libanês.
Durante a visita de Lahoud serão discutidas também a realização da reunião de cúpula entre os chefes de estado dos países árabes e da América do Sul, programada para ocorrer no segundo semestre, e a criação de uma comissão de cooperação de alto nível formada por representantes do Brasil e do Líbano.
Tal comissão, segundo informações da assessoria da Presidência, servirá para formalizar o diálogo entre os dois países, por meio de reuniões periódicas, e servirá como um mecanismo de consultas políticas. A primeira reunião do órgão deverá ocorrer ainda este ano no Brasil.
“A comissão deverá constituir mecanismo de aprofundamento das relações brasileiro-libanesas por meio de encontros regulares entre autoridades de ambos os países”, diz nota divulgada ontem (16) pelo Itamaraty.
Linha aérea
Outro assunto que deverá fazer parte das discussões entre as autoridades brasileiras e libanesas, segundo a assessoria de assuntos internacionais, é o incentivo à criação de uma linha aérea unindo as duas nações, provavelmente com escala na África. O governo brasileiro está preocupado com a falta de ligação direta, tanto pelo ar, como pelo mar, com os países com o qual o Brasil busca maior aproximação, entre eles as nações árabes.
Já houve uma rota aérea direta entre São Paulo e Beirute, criada em 1995 pela libanesa Middle East Airlines, mas ela foi cancelada três anos depois por falta de demanda. Agora a mesma companhia e a Emirates Airlines estudam criar novamente vôos entre o Brasil e o Oriente Médio.
As autoridades dos dois países deverão discutir também a facilitação na obtenção de vistos. Após o encontro de Lula e Lahoud, haverá uma reunião de trabalho entre representantes dos governos dos dois países.
Agenda
A agenda do presidente Libanês em Brasília será cheia. Após o encontro no Planalto, haverá um almoço oferecido por Lula no Itamaraty. Mais tarde Lahoud fará visitas de cortesia aos presidentes do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP).
Ele ainda participará de uma reunião com os embaixadores árabes na capital federal e de um jantar oferecido pela comunidade libanesa e pelo embaixador de seu país, Fhouad El Khoury.
Amanhã (18) Lahoud segue para São Paulo e vai se encontrar como o governador do estado, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. No dia seguinte ele vai ao Rio de Janeiro. Segundo o Itamaraty, além de manter contatos com autoridades locais, o presidente libanês vai se encontrar com membros da comunidade libanesa nas duas cidades. Ele volta para o Líbano no dia 23.