São Paulo – A primeira feira focada em cafés especiais a ser sediada na Líbia reuniu 10 mil visitantes. A Libya Coffee Expo (Coffeex) aconteceu na primeira semana de outubro, com a abertura coincidindo com o Dia Internacional do Café, data instituída pela Organização Internacional do Café (OIC).
O evento teve 43 expositores, além de uma competição de baristas (foto acima) e reuniões de negócios. “O evento inaugural do Coffeex foi um sucesso inesperado e oportuno”, afirmou Abdulnasser Ibrahim, especialista que fez a supervisão e assessoria da exposição.
Segundo o assessor, o evento recebeu amostras de cafés brasileiros, e teve grãos de origens do Brasil em estandes de diferentes marcas. “Havia várias empresas com café em grãos brasileiros. Eles são citados pela maioria dos expositores líbios”, afirmou Ibrahim, lembrando também da presença de marcas como o Cafe d’or, da Tunísia, e o Avero, da Itália.
Entre o público que acompanhou a feira, estiveram diplomatas da Itália, Malta e Tunísia, além de executivos de órgãos líbios como o Ministério da Economia, Câmara de Comércio, Conselho de Supervisão de Alimentos e Medicamentos e empresários locais. “Negócios da Síria, Tunísia e Itália fizeram contatos e estabeleceram distribuição oficial. Muitas empresas de café locais já estabelecidas usaram a plataforma para campanhas de publicidade e marketing”.
Além de empresas que comercializam pacotes de café em grão ou torrado e moído, a feira também atraiu marcas de equipamentos para cafeterias, além de fornecedores de outros alimentos com chás e leites.
Os organizadores já agendaram a próxima edição do evento. Em 2022, a Libya Coffee Expo deve ocorrer também nos dias 01, 02, 03 e 04 de outubro, no mesmo local, o Alkuld Palace, Libya Museum, em Trípoli, capital do país árabe.