Da redação
São Paulo – O primeiro-ministro do Líbano, Rafik Hariri, recebeu na segunda-feira (13) um prêmio no Fórum Urbano Mundial em Barcelona, na Espanha, pela reconstrução do seu país. O prêmio foi entregue pela diretora executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (Habitat), Anna Tibaijuka.
Anna Tibaijuka esteve no Líbano em junho e ficou impressionada com os esforços pela reconstrução do país após a guerra civil.
No primeiro dia do Fórum Urbano Mundial, que começou no dia 13 e termina no dia 17 de setembro, o Habitat fez um importante alerta mundial sobre o possível aumento no número de pessoas morando em favelas. A previsão é de que, se nada for feito, até 2030 serão dois bilhões de pessoas.
O ministro brasileiro das Cidades, Olívia Dutra, é co-presidente do Fórum e participa do encontro na Espanha. Ele falou que, em função da falta de recursos, o governo brasileiro vai pedir ajuda dos estados e da iniciativa privada para resolver o problema da falta de moradia para a população pobre.
Também estava prevista para o Fórum a entrega do Prêmio Internacional de Dubai para práticas sociais a um projeto brasileiro de inclusão social de catadores de lixo. O projeto é do Pará e foi selecionado juntamente com outros dez.