Da redação
São Paulo – O primeiro-ministro de de Portugal, José Manuel Durão Barroso, desembarcou hoje de manhã em Brasília para visita oficial que dura até amanhã (9). Barrosos chegou ao Brasil no sábado, dia 6, no Rio de Janeiro e, nesta terça-feira, parte para São Paulo.
Na capital federal, Barroso se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e abre a VII Cimeira Bilateral Brasil-Portugal, uma reunião de cúpula entre os chefes de governo dos dois países que tem o objetivo de discutir questões políticas, econômicas, sociais e diplomáticas.
Após a reunião, marcada para as 11h30, Barroso e Lula assinarão uma "declaração conjunta", informou o Itamaraty, em nota.
Integram a comitiva portuguesa, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, Maria Teresa Pinto Basto Gouveia, e da Economia, Carlos Manuel Tavares da Silva.
No Rio e em São Paulo, o primeiro-ministro português também se encontrará com membros da comunidade lusa no país, empresários e autoridades locais.
Lula realizou a a primeira visita oficial de seu mandato a Portugal em julho de 2003. Na ocasião, foram assinados vários acordos, entre os quais o que trata da Contratação Recíproca de Nacionais. Este acordo permite que cidadãos de um dos países em situação migratória irregular no outro possam ser regularizados.
Realizada em Lisboa, em 2 de março de 2004, a 2ª Reunião da Comissão Mista de Alto Nível, prevista no acordo, permitiu avançar no processo de regularização dos brasileiros em Portugal e dos portugueses no Brasil, com o propósito comum de conclui-lo ainda neste ano, de acordo com o Itamaraty.

