São Paulo – Autoridades do Bahrein e do Brasil discutiram o fortalecimento da relação bilateral nesta semana durante visita ao país árabe de delegação brasileira chefiada pelo secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, Flávio Rocha. O secretário foi recebido pelo príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa, que é também vice-comandante supremo e primeiro-ministro do país. Na foto acima, encontro dos dois.
De acordo com informações publicadas na agência de notícias oficial local, a Bahrain News Agency (BNA), o príncipe elogiou o compromisso do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em aprofundar a cooperação com o Bahrein. Khalifa disse que as relações entre os países foram fortalecidas ao longo dos anos por acordos, memorandos de entendimento e visitas diplomáticas. A reunião teve também a presença de outro representante da família real, Mohammed bin Salman bin Hamad Al Khalifa.
Rocha teve reunião também com o ministro de Obras, Municipalidade e Planejamento Urbano do Bahrein, Essam bin Abdullah Khalaf, com o qual discutiu a possibilidade de cooperação e troca de experiências em agropecuária, além de questões de segurança alimentar, mudanças climáticas e preservação ambiental. Khalaf contou que o Bahrein quer atingir a neutralidade em emissões em 2060.
A delegação liderada por Rocha foi recebida na Câmara de Comércio e Indústria do Bahrein pelo presidente da instituição, Sameer Nass, e o CEO interno, Abdulla Al Sada. Eles falaram sobre as relações comerciais e Nass destacou o entusiasmo dos empresários do Bahrein em expandir parcerias com os brasileiros. Os dois apresentaram as vantagens dos países para investimentos estrangeiros. A reunião foi seguida de B2B entre os empresários.
O setor de defesa também esteve na pauta das reuniões no Bahrein. Rocha teve reunião com o comandante-chefe da Força de Defesa do Bahrein, Khalifa bin Ahmed Al Khalifa, com o chefe de Estado-Maior da Força de Defesa do Bahrein, Dhiab bin Saqr Al Nuaimi, e outros representantes do setor, com os quais conversou sobre as relações crescentes dos países em defesa. Rocha esteve também com o conselheiro da Segurança Nacional e Comandante da Guarda Real, Nasser bin Hamad Al Khalifa.
A delegação teve várias atividades no Bahrein e passou em um total de nove países árabes. Além de representantes de outras áreas do governo brasileiro, a missão foi integrada pelo setor privado. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados participou, assim como representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.