Agência CNI
São Paulo – De acordo com o levantamento mensal feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), com ajuste sazonal – procedimento que permite desconsiderar oscilações características de alguns períodos –, o nível de atividade da indústria paulista, em agosto foi de 0,0%. Sem o ajuste sazonal, o Indicador do Nível de Atividade (INA) ficou em 4,5%. No ano, a atividade da indústria paulista acumula crescimento de 4,9%.
Para Antonio Correa de Lacerda, diretor do Departamento de Economia do CIESP, o resultado mostra uma ligeira melhora, mas o setor industrial continua perdendo oportunidades. "A indústria mantém o crescimento de 5%, mas não tem acompanhado, por exemplo, o comércio que teve expansão de 9%. Não por falta de competitividade, mas pelo ambiente desfavorável em função do real valorizado que facilita as importações".
Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da FIESP, a indústria de transformação está crescendo em níveis adequados. "O resultado é bom em relação ao ano passado e a indústria mostra que há uma folga em sua capacidade de produção".
O INA do setor de produtos têxteis apresentou crescimento em agosto. Em relação a julho, o resultado com ajuste foi de 0,6%. Já na comparação entre os oito primeiros meses de 2007 e igual período de 2006, a variação foi de 4,6%. O setor de produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos teve variação de 1% em agosto. Entre janeiro e agosto de 2007, na comparação com o mesmo período do ano passado, o INA do setor cresceu 6,7%.
O destaque negativo do mês foi o setor de veículos automotores, que registrou queda (-6,9%). Em 2007, de janeiro a agosto, o resultado também é negativo (-1,1%), na comparação com o mesmo período de 2006.

