Da redação
São Paulo – A produção brasileira de álcool cresceu perto de 20% nesta safra e de cana-de-açúcar a uma média de 11% ao ano nos últimos cinco anos. A informação é do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Bertone. Segundo ele, o aumento se deve principalmente pelas vendas de carros flex-fuel, que representam 90% dos novos carros fabricados no Brasil.
O setor sucroalcooleiro vem se reestruturando para atender a expansão dos mercados mundiais para o etanol e o biodiesel. "Por enquanto, o fator determinante para o crescimento da oferta ainda é o mercado doméstico", disse Bertone. De acordo com ele, em 2008 deve aumentar ainda mais a demanda interna pelo álcool e os preços do açúcar devem se recuperar no mercado internacional, o que favorecerá o segmento.
Ele lembra que em 2008 também devem entrar em operação 20 novas usinas para produzir principalmente o álcool. A produção de álcool hidratado atingiu um recorde neste ano, ao superar 12 bilhões de litros e absorver as 50 milhões de toneladas de cana adicionais da atual safra, estimada em 480 milhões de toneladas.
Em 2008, será concluído o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZaeCana), que servirá de base para as políticas públicas e o ordenamento da expansão canavieira no país. "O Brasil mostrará que sua política é baseada na sustentabilidade e reafirmará sua liderança na produção do etanol no mundo", destaca o secretário.

