Rio de Janeiro – A produção de bens de capital teve alta de 1,6% entre janeiro e fevereiro deste ano, sendo o único segmento industrial a apresentar resultado positivo no período. Os bens de consumo duráveis, os semi e não duráveis e os bens intermediários tiveram quedas na produção. Os bens de capital englobam as máquinas e equipamentos usados na cadeia produtiva industrial, agrícola, de transportes, energia e construção civil.
O aumento da produção desse tipo de bens pode sinalizar uma disposição maior do empresário em investir, seja para aumentar sua produção, seja para modernizar sua empresa. “Isso pode representar um certo alento [diante do resultado negativo da indústria, que caiu 2,5% entre janeiro e fevereiro]”, disse o coordenador da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.
Os bens de capital acumulam alta de 10,9% nos dois primeiros meses do ano em relação ao final do ano passado. Na comparação com o primeiro bimestre de 2012, a alta acumulada é de 13,3%. O setor havia tido quedas nos quatro trimestres de 2012, neste tipo de comparação.

