São Paulo – Foram produzidas em maio 96.607 motocicletas no Polo Industrial de Manaus, no Amazonas, um aumento de 24,3% sobre o mesmo mês do ano passado, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (11) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A capital amazonense concentra quase que a totalidade da produção de motos no Brasil.
No acumulado de janeiro a maio, foram fabricadas 444.566 motos, um avanço de 19% em relação aos cinco primeiros meses de 2017. De acordo com o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, os números mostram a consolidação da recuperação da indústria.
“O que mais assistimos neste período foi a contínua ascensão dos negócios no mercado nacional e tudo indica que as projeções serão revisadas para cima”, afirmou ele, segundo nota da entidade. No início de 2018, a associação previa um crescimento de 5,9% na produção anual.
As exportações também estão em alta. Em maio, foram embarcadas 5.945 motos, um crescimento de 37,2% em comparação com o mesmo mês de 2017. De janeiro a maio, foram exportadas 37.852 unidades, um acréscimo de 53,3% sobre o mesmo período do ano passado. Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Austrália e Canadá são os principais mercados.