São Paulo – A produção brasileira de petróleo cresceu 6,3% em janeiro sobre o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram 2,122 milhões de barris produzidos ao dia. O volume é menor, no entanto, em 2,65% sobre dezembro, quando houve recorde.
A produção de gás natural também avançou sobre janeiro de 2010, mas recuou sobre dezembro. Foram 66 milhões de metros cúbicos produzidos ao dia no último mês, 13,2% superior ao volume de janeiro de 2010 e 4,3% menor do que em dezembro.
As reduções sobre dezembro ocorreram principalmente em função de paradas de produção em plataformas dos campos de Caratinga, Polvo e Uruguá.
A produção do pré-sal atingiu 71,7 mil barris ao dia de petróleo e 2,527 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. O volume veio de Jubarte, Lula e do bloco BM-S-9. No caso do pré-sal, a produção supera em 5% os volumes de dezembro do ano passado, quando foram extraídos 68,3 mil barris de petróleo e 2,4 milhões de metros cúbicos de gás natural.
Segundo informações da ANP, apenas 72% da área do pré-sal já está sendo explorada. O potencial, diz a agência, é de uma área de 149 mil quilômetros quadrados, que ainda está sendo estudada.
A Petrobras foi responsável por 92,79% da produção de petróleo e gás do Brasil em janeiro. Dos 20 maiores campos do país, porém, dois são operados por empresas estrangeiras, a Frade/Chevron e a Ostra/Shell. Os campos marítimos responderam por 91,34% da produção de petróleo e 74,81% do gás natural, segundo a ANP.

