São Paulo – A produção de produtos químicos para uso industrial aumentou 17,83% no mês passado, segundo dados divulgados ontem (27) pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Segundo a entidade, parte desse crescimento é devida à baixa base de comparação registrada em junho por causa da parada para manutenção do Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia.
Entre janeiro e julho, de acordo com a Abiquim, a produção caiu 4,76% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além de Camaçari, houve também parada para manutenção da central petroquímica de Triunfo, no Rio Grande do Sul, nesse período.
O índice de utilização da capacidade instalada da industria brasileira ficou em 88% em julho, ante 77% em junho. No acumulado do ano, a média está em 83%, contra 85% nos primeiros sete meses de 2007.
As vendas no mercado interno, sempre segundo a entidade, cresceram 4,61% em julho e 0,49% nos primeiros sete meses do ano.
As importações brasileiras de produtos químicos somaram US$ 19 bilhões entre janeiro e julho, um aumento de 52% sobre o mesmo período do ano passado. Já as exportações ficaram em US$ 6,8 bilhões, um crescimento de 12% na mesma comparação.

