São Paulo – A produção mundial de cereais cresceram 2,8% neste ano, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO), divulgada no site das Nações Unidas no Brasil.
De acordo com a FAO, a produção vai exceder a demanda. O maior crescimento deve ocorrer na colheita do trigo, já que, segundo a organização, todas as regiões produtoras do mundo expandiram o cultivo do produto.
Mesmo assim, a FAO acredita que os preços internacionais dos cereais continuarão altos, em função da alta demanda por milho nos Estados Unidos. As exportações mundiais de milho, de acordo com a organização, alcançaram recorde há algumas semanas e dobraram de volume em relação ao que era exportado há um ano.
Na América do Sul, a colheita principal das lavouras de milho ainda não terminou e esperada uma produção sem precedentes. Isso porque a região ampliou largamente as suas lavouras em função da alta do preço do milho no mercado mundial.
O Brasil deve colher, neste ano, uma safra de grãos de 142,2 milhões de toneladas, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ela será 8,1% superior à do ano passado. O crescimento da área total de plantio no país é de 2,1%, expansão de 958,2 mil hectares.
Tradução de Isaura Daniel

