Rio de Janeiro – Confirmando tendência verificada ao longo de todo o ano, a produção industrial brasileira fechou 2014 com queda de 3,2%, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve retração em 20 dos 26 ramos pesquisados.
Entre os setores, o principal impacto negativo foi observado em veículos automotores, reboques e carrocerias (-16,8%). Outras contribuições negativas relevantes vieram dos setores de metalurgia (-7,4%), de produtos de metal (-9,8%), de máquinas e equipamentos (-5,9%), de outros produtos químicos (-3,6%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-7,2%).
Entre as seis atividades que ampliaram a produção, as principais influências foram observadas em indústrias extrativas (5,7%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,4%).

