Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A indústria nacional aumentou a produção em 2,8% no mês de outubro, em comparação com setembro e compensou a queda de 0,6% observada no mês anterior. Em relação a setembro do ano passado, o setor cresceu 10,3%. A taxa foi a mais elevada desde agosto de 2004, de 13,3%.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a taxa registrada em outubro levou a produção industrial do país ao maior acréscimo na comparação com o mês anterior desde setembro de 2003 (4,6%).
A pesquisa mostra que o aumento no nível de produção em outubro deste ano atingiu 20 das 27 atividades avaliadas. Os setores que se destacaram foram os de veículos automotores (7,0%); celulose e papel (8,8%); outros produtos químicos (4,8%); máquinas para escritório e equipamentos de informática (16,4%); máquinas e equipamentos (3,3%); e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,9%).
Na avaliação do IBGE, o resultado reflete a ampliação do consumo doméstico, que vem sendo beneficiado pelas boas condições de crédito e o crescimento no investimento. “A produção em outubro também é a maior da série histórica nos segmentos de bens de capital (máquinas e equipamentos), bens intermediários (insumos para a indústria) e de bens de consumo duráveis (automóveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos)”, diz a pesquisa.

