São Paulo – Os importadores árabes de produtos plásticos estão abertos a novos fornecedores e se mostram dispostos a conhecer mais a fundo as empresas brasileiras do setor. Essa foi a percepção que tiveram fabricantes de utensílios domésticos e artigos para a construção civil em plástico do Brasil após participarem de rodadas de negócios virtuais com compradores dos Emirados Árabes Unidos nesta semana.
“Algo mudou lá”, disse Carlos Moreira (foto acima), gestor de Estratégia e Planejamento de Projetos do Think Plastic Brazil, programa de internacionalização do segmento que promoveu encontros de negócios com os árabes. Segundo Moreira, as empresas do setor acreditam que essa maior abertura dos árabes aos fornecedores do Brasil se dá em função da mudança nas cadeias de suprimentos globais, causadas pela covid-19.
A pandemia mexeu com as possiblidades de atendimento aos mercados de vários países fornecedores e o Brasil foi um dos últimos afetados pela covid-19, o que o permitiu seguir a normalidade das transações por mais tempo do que alguns dos seus concorrentes. O mercado de produtos plásticos acabados no Oriente Médio é dominado principalmente por Ásia e Europa, que viveram a pandemia mais cedo do que o Brasil.
Moreira afirma que os importadores árabes querem desconcentrar o fornecimento para minimizar riscos. Segundo ele, isso abre oportunidades tanto para as empresas brasileiras integrantes do Think Plastic, que já vendem aos países árabes, quanto para as que estão começando a investir nesse mercado. O Think Plastic é levado adiante pelo Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Até então, a indústria brasileira percebia no mercado árabe compradores pouco dispostos a mudar seus fornecedores. “Eles estão bem mais abertos a mudar e a procurar novos parceiros”, disse Moreira à ANBA. Além disso, nas reuniões de negócios os árabes demonstraram querer mais do que catálogos e tabelas de preços dos brasileiros. Segundo o gestor, eles querem entender de fato quem são as empresas do Brasil, conhecê-las mais a fundo, seus tempos de entrega e as possibilidades de estoque no país importador.
O início da conversa
A realização das rodadas de negócios teve a parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Elas ocorreram de segunda-feira (07) a quinta-feira (10). Foram 85 reuniões virtuais entre importadores dos Emirados Árabes e 16 empresas brasileiras integrantes do Think Plastic Brazil – algumas foram remarcadas e ainda vão ocorrer.
Essa é uma iniciativa casada com uma missão que o setor vai realizar em maio do ano que vem aos Emirados durante a Index, feira de design. As rodadas foram feitas para um primeiro contato com os árabes, para que o relacionamento começasse a ser desenvolvido, pensando na continuidade dos negócios durante a viagem de 2021. O Think Plastic Brazil entende que a negociação com os países árabes demanda mais tempo e relacionamentos mais longo.
Moreira conta que até 2017 o programa Think Plastic Brazil não tinha foco o mercado árabe, mas o bom desempenho de uma empresa brasileira do segmento na região mudou isso. Em 2018 foi realizada uma missão à região, com a passagem das empresas pelo Catar e Emirados, e de especialistas do segmento pelo Kuwait e Omã, que trouxe resultados surpreendentes. Os árabes começaram, inclusive, a procurar os estandes do Brasil em feiras mundiais.
Think Plastic
O Think Plastic Brazil promove produtos plásticos acabados. Na rodada de negócios e na missão as participantes foram e serão do setor de construção civil e utilidades domésticas. O primeiro inclui uma gama grande de itens, como telhados, portas, revestimentos de parede, chuveiros, torneiras, entre outros, e o segundo artigos para casa como potes, colheres, baldes, peças decorativas, entre outros, tudo em plástico.
O projeto também tem no planejamento participar no ano que vem da feira Big 5, do setor de construção, nos Emirados Árabes Unidos, e da Expo 2020, exposição universal que vai ocorrer em Dubai a partir de outubro de 2021. Nestas duas oportunidades, o Think Plastic Brazil estará presente com estande. Na Expo 2020 a ação realizada incluirá a apresentação de toda a cadeia do plástico, desde as matérias-primas até o descarte final dos produtos.