Da redação
São Paulo – Pequenas e médias produtoras brasileiras independentes de TV estão encantado o mercado internacional. As negociações com canais estrangeiros já ultrapassaram US$ 24 milhões nos últimos dois anos. Desenhos animados, seriados e documentários são os principais programas exportados para o Canadá, França, Inglaterra e América Latina, segundo informações da Agência Sebrae de Notícias.
Esse sucesso se deve ao convênio coordenado pela Associação Brasileira dos Produtores de Tv (ABPI-TV) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o Ministério da Cultura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O acordo abrange capacitação para as empresas, participação em feiras internacionais e estímulo à exportação de programas de TV.
A produtora pioneira a firmar parceria internacional foi a Giros Produções, que fechou seu primeiro contrato em 1999 com a Discovery. A empresa exportou o programa Ecoaventura, gravado na Amazônia, onde um grupo de crianças urbanas se aventura no mato. Atualmente, a Giros realiza com a francesa Gedeon um reality show na Amazônia, chamado Animal Zipcode. O projeto está avaliado em US$ 250 mil e será realizado entre janeiro e fevereiro de 2007.
Outra produtora é a Cinemas Animadores, de São Paulo, que criou o seriado "Sapo Xulé", baseado na música de roda infantil. O desenho despertou o interesse da produtora canadense FRV e juntas estão rodando o programa em 13 capítulos de 22 minutos cada um. O seriado é transmitido para TVs de diversos países. Outro programa que as duas empresas vão lançar é o longa-metragem de 70 minutos "Indiozinho sem Nome". O filme também tem como cenário a Floresta Amazônica e será veiculado nos cinemas internacionais. Cada projeto custa R$ 5 milhões.
A produtora TV Pingüim, por exemplo, acredita que seu faturamento poderá dobrar após a parceria com a Nelvana, maior empresa canadense de animação. A história do "Peixonauta", um peixe que usa roupa espacial, é um projeto co-produzido pela companhia canadense orçado em US$ 4,8 milhões. O desenho tem 52 capítulos de 11 minutos e será veiculado pela Discovery Kids.
Além de desenhos, as produtoras brasileiras fazem documentários, como é o caso da Nset Produções, que está negociando três projetos com o Canadá. Um deles é a série de documentários Portrait, em parceria com a Viva Vision, com episódios de 60 minutos cada. A série mostra a vida e a carreira de top models brasileiras e estrangeiras de renome internacional.
Curso
O Sebrae oferece um curso gratuito para as pequenas e médias produtoras em 12 capitais brasileiras, com média de 60 participantes por local. A programação envolve desde questões administrativas da produtora até o licenciamento de programas no exterior.

