São Paulo – A Macaúba Brasil, empresa mineira de produtos para alisamento e tratamento capilar, está focada em abrir o mercado árabe para seus cosméticos. A indústria já tem um pedido fechado de um cliente do Egito e trabalha para conseguir distribuidores em outros cinco países da região.
“Nosso público alvo são os distribuidores. Nossos produtos são sempre vendidos para salões ou para spas. Não é um produto para o varejo”, explica Augusto Locha, gerente de Exportações, sobre as vendas da Macaúba Brasil.
O cliente do Egito fechou negócio em março e os produtos devem ser embarcados ainda neste primeiro semestre. Segundo Locha, o pedido é de US$ 20 mil e inclui kits para alisamentos que podem ser usados em todos os tipos de cabelo, além de produtos para uso específico em cabelos mais grossos e cabelos loiros.
A empresa tem quatro anos de existência e foi em 2016 que ela entrou no mercado externo, com o qual pretende faturar US$ 500 mil até o final do ano. “Definimos duas frentes para exportação, a Europa e o mercado árabe”, aponta Locha. “Estamos indo com os pés no chão. Temos produtos naturais que substituem a queratina e temos a única escova no mundo inventada para os homens. Acho que vai fazer muito sucesso lá [entre os árabes]”, diz o executivo.
Os produtos da empresa têm como base a macaúba, uma palmeira nativa do Brasil, muito comum no cerrado mineiro. Sobre a escova masculina, Locha explica que sua fórmula contém menos emolientes. “Os homens não querem cabelos lisos como os das mulheres. Essa escova deixa liso, mas naturalmente”, afirma.
Locha conta que a indústria decidiu focar no mercado árabe por ser uma região com países de alto poder aquisitivo e no qual há um “certo mistério para se entrar”, avalia. “Se você consegue fazer negócios com os árabes, está preparado para fazer negócios em qualquer lugar do mundo”, destaca.
“Mandamos amostras para a Arábia Saudita, Jordânia, Emirados Árabes, Tunísia e Iraque. Elas estão em fase de testes”, diz Locha. Para ajudar na entrada neste mercado, em janeiro, a Macaúba se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Outra iniciativa nesse sentido foi o desenvolvimento da versão em árabe do site da empresa (http://www.macaubabrasil.com.br/ar/).
Segundo Locha, a maior aposta está nos potenciais clientes da Arábia Saudita e dos Emirados. “São os que pedem mais detalhes. Pelas perguntas que fazem, você percebe o interesse nos negócios”, avalia. Os preços dos kits de alisamento da Macaúba para os distribuidores no exterior variam de US$ 72,50 a US$ 172, de acordo com os tipos dos produtos.
A empresa também decidiu participar pela primeira vez da Beautyworld Middle East, maior feira do setor de cosméticos do Oriente Médio, que ocorre de 15 a 17 de maio, em Dubai. “Já estamos indo com várias reuniões marcadas”, revela. Fora do mundo árabe, a Macaúba já exporta para a Itália e está negociando para vender à Espanha.
Com sede em Leopoldina, Minas Gerais, a Macaúba Brasil foi fundada por uma família de origem libanesa e tem 29 funcionários. Sua fábrica fica na cidade de Muriaé. A intenção, porém, é construir uma nova planta em Leopoldina para a produção dos cosméticos e também das embalagens. A empresa conta ainda com um escritório em Roma.
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