São Paulo – Para aumentar a competitividade dos destinos turísticos brasileiros, o projeto Caminhos do Sabor – a união faz o destino, programa do Ministério do Turismo (MTur) em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aposta no aprimoramento da gestão empresarial e na qualificação dos profissionais do setor de alimentação fora do lar. Hoje, oito destinos já foram qualificados e outros 33, de 23 estados e do Distrito Federal, estão em processo de qualificação. A meta é contemplar 55 destinos e qualificar 11 mil pessoas até 2011.
Além da qualificação empresarial, o projeto trabalha o envolvimento do setor público, dos empresários e da sociedade civil para formação de um grupo de governança que melhore a competitividade dos destinos e valorize a comida do lugar.
Para o empresário José Lyra, 50 anos, proprietário do restaurante Canoa dos Camarões desde 2004, na Praia de Manaíra, em João Pessoa (PB), o projeto é uma grande oportunidade de se preparar para um mercado que vem crescendo e para atender a um consumidor cada vez mais exigente. “O Caminhos do Sabor abriu minha visão para certos detalhes que eu não observava e são importantes para o consumidor. Entre eles, a padronização do atendimento, a manipulação e congelamento dos alimentos e o levantamento de dados administrativos que permitam uma tomada de decisão mais rápida", diz o empresário em nota divulgada pelo Mtur.
João Pessoa está entre os oito destinos onde o projeto já foi finalizado como Gramado (RS), Bonito (MS), Recife (PE), Brasília (DF), Petrópolis (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Tiradentes (MG). Ao todo, foram mais de 1,5 mil pessoas qualificadas em cerca de 320 empresas participantes.
O projeto Caminhos do Sabor é desenvolvido em cinco etapas: envolvimento das lideranças locais, pesquisa de oferta e demanda, plano de ação do destino, lançamento oficial e desenvolvimento empresarial. A última etapa envolve os cursos de qualificação em segurança dos alimentos, atendimento e gestão. E, ainda, aulas em vídeo sobre educação continuada em gestão, inglês e espanhol, bem como tradução de cardápios para o inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão e ações de marketing e divulgação.
Os micros e pequenos empresários do segmento de alimentação fora do lar — bares, restaurantes, lanchonetes e similares —, legalmente formalizados, interessados em participar do projeto devem procurar a Abrasel seccional municipal ou regional para obter mais informações, objetivos e cursos disponíveis.

