São Paulo – Empresas brasileiras de alimentos e bebidas já podem se inscrever para receber apoio na obtenção da primeira certificação halal. O projeto Halal do Brasil tem edital aberto para companhias interessadas em desfrutar do benefício e adequar as suas fábricas ao selo halal, atestando que o processo produtivo segue as exigências do Islã e é apropriado para o mercado muçulmano.
O projeto Halal do Brasil é uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para o fomento da exportação de produtos halal do País. O objetivo é aumentar o acesso das empresas brasileiras ao mercado islâmico, inserir novas companhias e produtos de valor agregado nesse nicho por meio de capacitação e de promoção comercial.
Em uma das suas vertentes, o Halal do Brasil apoiará até 50 empresas que serão selecionadas pelo edital para a obtenção da primeira certificação halal do parque fabril. O projeto também tem outras frentes de atuação, que vão desde o treinamento até a participação em missões e grandes feiras internacionais do setor de alimentos.
Poderão participar do processo de seleção para a obtenção da certificação halal empresas apoiadas pelo projeto Halal do Brasil que ainda não possuam certificação halal; que tenham produto compatível com a certificação halal e com os mercados-alvo do projeto – 22 países árabes, Indonésia, Malásia e África do Sul –; empresas que já exportam há pelo menos dois anos, e que atuem no setor de agronegócio ou alimentos e bebidas.
As empresas interessadas na obtenção da primeira habilitação halal da fábrica terão uma concessão financeira de até 50% do valor total da certificação, limitado ao teto de R$ 12 mil. O projeto já começará a seleção das interessadas e o seu encaminhamento para a certificação, mas há possibilidade de se candidatar até 14 de fevereiro de 2025. Há uma taxa de inscrição no valor de R$ 1.200 que será descontado do montante a ser pago pela empresa à certificadora, caso ela seja selecionada.
Leia aqui o edital completo com a ficha de inscrição.
Mais informações pelo site do projeto Halal do Brasil e pelo e-mail halaldobrasil@ccab.org.br.