Da redação
São Paulo – A busca por oportunidades de negócios em outros países é um objetivo comum de grande parte das empresas que integram a Movelsul Brasil 2004, a maior feira de móveis da América Latina, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. E, para atender a essa demanda, o evento incluiu em sua programação o Projeto Comprador, uma ação que reuniu, nos dias 9 e 10 de março, 25 importadores e 134 expositores interessados em estreitar suas relações comerciais. A Movelsul 2004 vai até sábado, 12.
Promovido pelo Sindicato das Indústrias Moveleiras de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com o apoio do Sebrae-RS, Movergs, Abimóvel e Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex), o Projeto Comprador foi responsável pela realização de 550 reuniões (40 a mais do que o previsto), que geraram uma previsão de negócios de US$ 12 milhões para os próximos 12 meses.
“Abrimos fronteiras nas Filipinas e na Rússia, regiões que praticamente não conhecem o móvel brasileiro”, comenta Gustavo Milan, diretor de marketing internacional da Movelsul Brasil 2004.
Para Alexandre Carneiro, da BRV Móveis, o projeto proporciona a troca de informações e contatos, além de ser uma forma de abrir novos mercados. “Se não fossem iniciativas como o Projeto Comprador da Movelsul Brasil e o Sebrae Export, não saberia como começar a me aproximar de outros países”, comenta Carneiro.
Como complemento ao Projeto Comprador, a Movelsul Brasil 2004 também organizou a vinda de 10 jornalistas estrangeiros à feira. Os profissionais, que representam publicações dos Emirados Árabes Unidos,Estados Unidos, Canadá, Japão, Espanha, Alemanha, França, Austrália e Inglaterra, tiveram a oportunidade de acompanhar negociações entre importadores e companhias brasileiras, visitaram fábricas da região e passearam pelos tradicionais pontos turísticos de Bento Gonçalves.

