São Paulo – Está aberto o credenciamento de certificadoras brasileiras de halal interessadas em fazer parte do quadro de certificadoras habilitadas no Projeto Halal do Brasil. O cadastro servirá como manifestação de interesse de prestar serviço para fornecer a primeira habilitação halal a indústrias de alimentos e bebidas apoiadas pelo projeto. As informações constam em edital divulgado sobre o assunto.
O Projeto Halal do Brasil é uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para fomentar a exportação de alimentos e bebidas halal, aqueles que foram produzidos atendendo regras do islamismo e são próprios ao consumo de muçulmanos.
O objetivo do projeto é diversificar a pauta de exportações brasileiras da área, inserir novas empresas e produtos de maior valor agregado no nicho. A execução do projeto se dará por meio de duas vertentes, que são a capacitação das empresas e a promoção comercial.
Serão apoiadas pelo projeto para conseguir a primeira certificação halal 50 empresas brasileiras de alimentos e bebidas. A manifestação de interesse dessas empresas em obter o benefício se dará também por meio de edital e elas deverão realizar a tomada de preços com três diferentes certificadoras credenciadas no Projeto Halal do Brasil.
A habilitação das certificadoras no projeto deve garantir a ampla concorrência entre as empresas atuantes no mercado brasileiro emissoras do selo halal. O credenciamento está aberto até a data de término da execução do Projeto Halal do Brasil, em 2025.
O credenciamento das certificadoras demanda uma série de requisitos, como o envio de documentação, ter acreditação da sua certificação em países que são alvo do projeto, estar legalmente estabelecida no Brasil, entre outros. Se aprovada em todo o processo, a certificadora passa a ser habilitada no Projeto Halal do Brasil.
Para mais informações e contatos, acesse o edital aqui.
Para cadastro, acesso o link aqui.