São Paulo – Cinco escolas no Djibuti, que reúnem 1,3 mil alunos e professores, passam a fazer parte do projeto Connect to Learn, que fornecerá acesso a laptops, projetores, treinamento, conexão por banda larga e recursos educacionais on-line aos beneficiados. Os professores também integrarão um programa de desenvolvimento profissional para o uso de tecnologia da informação e comunicação.
O projeto é uma parceria entre a Ericsson, empresa sueca fornecedora de tecnologia em telecomunicações, a operadora Djibouti Telecom, o Ministério das Telecomunicações e o Ministério da Educação do país africano. O lançamento ocorreu na segunda metade deste mês, conforme informações divulgadas em nota pela Ericsson.
Segundo a empresa, a entrada do Djibuti no projeto marca a chegada do Connect to Learn aos países árabes. "A educação é uma das ferramentas mais poderosas para acabar com a pobreza e garantir uma vida produtiva", afirma, na nota, Anders Lindblad, responsável pela Ericsson no Oriente Médio.
"Conforme caminhamos em direção à sociedade conectada, é importante incentivar as oportunidades que estão continuamente sendo proporcionadas pela tecnologia e conectividade de hoje e, assim, identificar como essas oportunidades irão melhorar as condições de vida das pessoas", explica Lindblad.
Criado em 2010, o Connect to Learn é um projeto entre a Ericsson, o Earth Institute, da Columbia University, e a ONG Millennium Promise. O programa foi desenvolvido com o objetivo de utilizar os recursos da tecnologia da informação e comunicação para levar educação de alta qualidade a estudantes e diversas partes do mundo, utilizando recursos como a banda larga móvel e a computação em nuvem, armazenamento de dados que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo.

