São Paulo – A Ericsson, empresa sueca de tecnologia em telecomunicações, e as operadoras Zain, do Kuwait, e Asiacell, do Iraque, se uniram à ONG dinamarquesa Refugees United para ajudar cerca de 800 mil refugiados sírios que estão na Jordânia e no Iraque a encontrar seus parentes por meio de serviços móveis. O anúncio foi feito durante o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha.
As operadoras irão enviar mensagens para pessoas que vivem em campos de refugiados oferecendo a oportunidade de se registrar no serviço de localização por meio de linhas de discagem gratuitas e de mensagens de texto. Os contatos serão gerenciados pelo escritório da Refugees United, onde as pessoas poderão ter ajuda com os registros e com outras questões.
“Todos têm o direito de saber onde sua família está. Estamos vendo os campos ficarem lotados rapidamente e os parentes perdendo contato entre si. Esperamos que o lançamento desse serviço e nossa linha gratuita possam evitar tragédias familiares”, afirmou Christopher Mikkelsen, cofundador da Refugees United, segundo comunicado da Ericsson.
A empresa sueca vai ajudar a desenvolver e manter a plataforma móvel e oferecer apoio técnico e integração da ferramenta nas redes do Iraque e da Jordânia. Além da linha gratuita e do serviço de SMS, o projeto inclui ainda a disponibilização de um aplicativo móvel gratuito para o registro das pessoas.
Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) mostram que 4,25 milhões de sírios estão deslocados internamente e 2,4 milhões estão refugiados em países vizinhos.


