São Paulo – Para conectar as cidades de Beirute, no Líbano, e Rio de Janeiro (foto acima), o Consulado Geral do país árabe na capital fluminense lançará em abril o projeto Rio-Beirute: Caminhos Para Duas Cidades. O objetivo do projeto é fomentar convênios entre iniciativas das duas cidades em diferentes áreas, como cultura, economia e urbanismo. Desde 2009, Rio e Beirute são consideradas cidades irmãs, por meio de uma lei municipal da capital fluminense.
Segundo o cônsul geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, o projeto vai fomentar e facilitar o contato entre instituições brasileiras e libanesas. “É um projeto para longo prazo, não tem data para acabar. Queremos estreitar os vínculos entre os países”, disse Bitar. O Rio-Beirute contará com uma equipe do consulado para selecionar projetos que tenham ligação entre elementos urbanos da cidade brasileira com a libanesa. Uma das primeiras iniciativas que está sendo estudada tem por objetivo a assinatura de um protocolo de cooperação entre Maratona Internacional de Beirute e a Maratona do Rio. A cooperação pode incluir o intercâmbio de profissionais, workshops e outras ações.
O lançamento do projeto será em 10 de abril, no Palácio da Cidade, no bairro carioca de Botafogo, e contará com a presença de Claudine Aoun Roukoz, presidente do Conselho Supremo da Mulher Árabe, presidente da Comissão da Mulher Libanesa e assessora especial do presidente do Líbano. Roukoz é filha do presidente do Líbano, Michel Aoun. “Vai ser um encontro de diálogo sobre temas do projeto e como é a participação da mulher no mundo árabe e no Líbano”, afirmou o cônsul.
Segundo o Consulado, os projetos poderão abranger desde o grafite e o slam (competições de poesia falada) até ações econômicas e de turismo. Os interessados em divulgar seus trabalhos, como startups e projetos, devem enviar e-mail para riobeirute@gmail.com para terem suas propostas analisados pela Comissão do Consulado Geral.
Ainda como pré-lançamento do Rio-Beirute, no dia 08 de abril, Claudine Roukoz vai realizar a palestra e debate “A Condição da Mulher no Mundo Árabe”. No dia 09, haverá a exibição do filme Nour, de Khalil Dreyfus Zaarour.
O consulado articula ainda iniciativas para os próximos meses, como a Expo Food Líbano, feira de produtos alimentícios libaneses que vai ocorrer no Rio.
Serviço
Lançamento do Projeto “Rio Beirute: Caminhos para duas cidades”
10 de abril, às 19 horas
Palácio da Cidade – Rua São Clemente, 360 – Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
Maiores informações em www.riobeirute.com.br ou pelo e-mail riobeirute@gmail.com